A norte-americana General Mills, dona da marca de sorvetes premium Häagen-Dazs, confirmou a compra da tradicional indústria alimentícia brasileira Yoki, segundo informações da agência Reuters.

A General Mills está pagando R$ 1,75 bilhão pela Yoki e, além disso, assumindo uma dívida de R$ 200 milhões. Com isso, a empresa americana quer dobrar as suas vendas anuais na América Latina para US$ 1 bilhão.

Em comunicado, o presidente da General Mills, Chris O’Leary declarou que a Yoki vai acrescentar recursos chaves e escala geográfica que acelerarão o crescimento da companhia no Brasil. “Planejamos focar na construção de um forte portfólio de produtos Yoki e Kitano, expandir os negócios de Häagen-Daz e Nature Valley no Brasil, e introduzir novas marcas da General Mills nesse importante mercado”, complementou.

A General Mills teve vendas líquidas globais de US$ 14,9 bilhões, no ano fiscal de 2011, concentradas nos EUA (US$ 10,2 bilhões), mas a empresa está presente em mais de cem países. Já a brasileira Yoki, fundada em 1960, registrou faturamento de R$ 1,1 bilhão ano passado.

A transação, que já havia sido comentada em detalhes pelo Meio & Mensagem em fevereiro, deve ser concluída em 28 de maio (primeiro semestre do ano fiscal de 2013).

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo