Segundo projeção do Ibope Inteligência, setor será responsável por movimentar R$ 119 bilhões até o fim do ano. Somente a região Sudeste abrigará 54% dos novos empreendimentos.

As vendas em shopping centers no Brasil devem atingir R$ 119 bilhões até o fim de 2012, segundo estimativa do Ibope Inteligência. O valor representaria um crescimento de 19,4%, comparado ao ano anterior. A expansão acompanha o aumento no número de centros comerciais no país. Somente neste ano, o Brasil deve ganhar 1,4 milhão de metros quadrados de Área Bruta Comercial (ABC), chegando a 11,6 milhões.

Entre as regiões, o Sudeste, que abriga 53%, receberá 54% dos novos empreendimentos. O estado de São Paulo é o que terá mais inaugurações: 15 no total. O destaque, no entanto, fica para a região Norte, que ganhará cinco novos shoppings, um número que representa um avanço de 33% em relação à base instalada atualmente na região.

A maioria dos centros comerciais está concentrada em 70 cidades com mais de 300 mil habitantes que, juntas, representam 1,2% dos municípios brasileiros e acumulam 76% dos empreendimentos em operação no Brasil. Outras 28 unidades, entretanto, serão inaugurados em regiões que passarão a contar com seu primeiro shopping e 36% estão previstos para cidades com menos de 300 mil habitantes.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo