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Plano de Negócios no Varejo
A utilização de planos de negócios vem sendo intensificada para orientar o relacionamento entre varejistas e fornecedores.
Trata-se de um instrumento de planejamento que reforça o compromisso entre as partes pois estabelece metas em conjunto, complementando o já conhecido contrato de fornecimento.
No plano de negócios, o gestor de categorias inicia com análise de sobre macro e microambientes, o famoso “onde estou” para então chegar à definição do cartão de metas ou o “para onde vou”. a definição estratégica chega quando se pergunta “como irei” e nesse momento, os parceiros de negócios – os fornecedores – devem avalizar a opção estratégica afinal farão parte dela.
É claro que não é tão simples assim mas preparar um plano de negócios por outro lado não é um bicho de sete cabeças.
O desafio do varejista portanto é definir seu modelo de plano de negócios, preparar sua equipe, convidar os fornecedores estratégicos a participar e conseguir manter o planejamento vivo ao longo do primeiro ano.
Finalmente, o mais importante será melhorar os resultados a partir da disciplina e visão que o plano de negócios proporciona. Aposte nisso.
Abraços,
Prof. Ricardo Pastore