>

O mercado varejista é um dos principais vetores da economia e movimenta cifras cada vez maiores. Dentro deste contexto, principalmente nos últimos anos, o ponto-de-venda tem conquistado maior relevância na divisão das verbas de marketing em função de 81% das decisões de compra por parte dos consumidores serem tomadas nesses ambientes.
Em função da importância do varejo no atual cenário econômico e da necessidade de acompanhar de perto como as constantes mudanças no comportamento refletem nas compras, o Centro de Inovação e Criatividade lança este mês o programa Inovação da Comunicação no Varejo.
O curso – de curta duração – apresenta a integração dos princípios da inovação, da gestão de marcas e da embalagem como ferramenta chave no processo e seu impacto na decisão de compra.
Ao longo das aulas serão abordados temas como as tendências na comunicação com o varejo, comportamento do consumidor, conceitos e práticas da inovação aplicada ao PDV, as conseqüências da alocação de recursos, marketing estratégico, branding, inovação na embalagem e as novas ferramentas de comunicação e de relacionamento.

No final, os participantes terão a oportunidade de aplicar o conteúdo teórico na prática por meio de cases com o apóio da POP Trade Marketing – empresa parceira no programa -, conhecer e avaliar o perfil e as habilidades do profissional inovador e como melhorar seu próprio desempenho nesta área.
O curso contará também com o Retail Lab da ESPM, um laboratório experimental de varejo, e de ferramentas, como o GNPD que mostra, em tempo real, os lançamentos de novas embalagens ao redor do mundo, permitindo uma vivência do cenário que está sendo discutido. Completando a grade, o curso também contará com depoimentos de profissionais do mercado sobre o tema.
O programa é voltado para profissionais de marketing, comunicação, vendas, agências de propaganda e design ou aqueles que participam dos processos decisórios envolvendo a comunicação no ponto-de-venda nas mais diferentes áreas.
As inscrições estão abertas e as aulas começam em 22 de outubro quinta-feira. Para mais informações acesse www.espm.br/inovacao ou (11) 5085-4600.

COMENTÁRIOS DOS ENVOLVIDOS:

“a comunicação será a grande responsável por estabelecer relacionamento com shoppers no ponto de venda e com isso, fidelizá-los. Com inúmeras novidades tecnológicas teremos mais e mais recursos para tal realização, mas o que é necessário fazer para transformar tantas idéias em ações lucrativas?” – Ricardo Pastore

“Pesquisas indicam que no Brasil cerca de 81% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda tendo a embalagem como mediadora deste processo. Esta é uma das razões que nos levam a propor inovações na embalagem para impactar a decisão no ponto de venda. Este curso abordará a nova metodologia de Inovação na Embalagem® desenvolvida no Núcleo de estudos da Embalagem ESPM.A inovação na embalagem é uma das formas mais eficientes para se obter diferencial percebido e para conquistar vantagem competitiva no ponto de venda. Neste curso apresentaremos a nova metodologia de inovação na embalagem desenvolvida na ESPM e utilizaremos o Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem que acompanha em tempo real os lançamentos de embalagem no mundo.” – Fábio Mestriner

“O desafio do Varejo será entender cada dia mais o comportamento das pessoas e criar um posicionamento de marca relevante. Neste curso você vai entender como é possível criar uma experiência para os cinco sentidos no ponto de venda.” – Martha Terenzzo – Gestora de Inovação e professora ESPM

“Inovação é um processo que deve ser gerenciado, é uma cultura corporativa que deve ser implantada, nós vamos mostrar neste curso como um simples promotor no ponto de venda pode ser estimulado a criar soluções que gerem mais visibilidade a marca e mais vendas” – Amir Krutman