As vendas nos shopping centers cresceram 9,36% em fevereiro ante janeiro de 2012 e o faturamento do setor atingiu R$ 108 bilhões no fim do ano passado. É o que aponta a pesquisa da PwC, a pedido da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

O mercado registrou alta de 18,6% em comparação a 2010, resultado que superou as estimativas de 12%. A expectativa é que somente neste ano o crescimento atinja 12% e que sejam inaugurados 43 shoppings, dos quais 29 serão construídos em cidades fora das capitais.

O levantamento da Abrasce mostra que atualmente existem cerca de 430 empreendimentos em operação no Brasil, que juntos somam mais de 10 milhões de metros quadrados, onde a maior parte está construída em cidades com população de até 500 mil habitantes. A taxa de ocupação dos centros comerciais também é elevada, com 98,5% segundo a TNS Research Internacional.

O setor representa um papel importante para economia brasileira, empregando aproximadamente 775 mil pessoas. O mercado de shoppings corresponde a 2% do Produto Interno Bruto do Brasil e é responsável por 18% das vendas no varejo.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo