Depois de trazer a “Black Friday” para o Brasil, tradicional dia de descontos do varejo americano, os sites brasileiros tentam emplacar mais uma data “importada” no calendário do comércio eletrônico nacional. O “Dia do Frete Grátis” vai ocorrer no próximo 12 de abril, quando cerca de 30 lojas virtuais do País deixarão de cobrar pelo envio das mercadorias vendidas a partir da 0h.

Entre os sites participantes estão Walmart, Submarino, Shoptime, Fnac e Netshoes. A ação é inspirada no “Free Shipping Day”, que ocorre nos Estados Unidos há quatro anos.

“O frete é um fator decisivo para a compra do consumidor brasileiro na internet”, diz Pedro Eugênio, do site BuscaDescontos, que organiza as datas promocionais. “Muitas pessoas desistem da compra quando verificam o custo da entrega.”

As varejistas que aderirem à promoção assumirão o custo com a entrega das mercadorias. Em contrapartida, esperam aumentar o volume de vendas diário em até 20%.

A primeira”Black Friday” brasileira ocorreu em novembro de 2010. No ano passado, os sites faturaram R$ 100 milhões com a ação.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo