Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) averiguou que a numeração dos ovos de Páscoa não traduz corretamente a informação nas embalagens.

O estudo avaliou os ovos de chocolate das marcas Nestlé, Garoto e Lacta, nos tamanhos 12, 15, 20 e 21, constatando divergências no peso dos produtos. Segundo os dados da Idec, para os ovos de Páscoa do tamanho 20, a diferença da quantidade de chocolate no produto pode chegar a 75 gramas a menos, entre marcas diferentes.

O levantamento ressalta que não existe uma regulamentação própria para a pesagem dos ovos de Páscoa e que cada empresa tem seus próprios critérios de numeração. Para verificar se esta medida é realmente posta em prática pelos fabricantes, o Idec também avaliou o peso de ovos de chocolate iguais e da mesma marca. Foram encontradas divergências nos produtos de tamanho 15 da Nestlé, que apresentaram uma variação de 11% (25 g). Não é a primeira vez que o instituto realiza pesquisas para avaliar a categoria. Em 2011, um estudo verificou que as embalagens dos ovos de Páscoa contêm informações nutricionais confusas, baseadas em frações dos produtos, dificultando a compreensão do consumidor.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo