O crescimento domiciliar e da renda real, aliado a baixa taxa de desemprego, vão impulsionar o mercado de shopping centers no Brasil a registrar um aumento de 13,5% em 2012 em relação ao ano passado, segundo estimativas do Cadastro de Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência.

A previsão é encerrar o ano com 470 shoppings e aproximadamente 11 mil novas lojas. Para 2013, a expectativa é terminar o ano com 499 unidades.

 

A região Sudeste é a que abriga a maior quantidade desses empreendimentos. No ano passado, foram 219 shoppings contra 207 em 2010. A região Sul aparece em segundo, mas com um crescimento menor, saindo de 74 em 2010 para 77 em 2011. O Nordeste terminou o ano com 59 shoppings, quando em 2010 foram 55; o Centro-Oeste com 39 contra 38; o Norte com 15 contra 13.  A maior parcela dos consumidores de shoppings é das classes A e B, que absorvem acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados pelo Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. De acordo com o diretor de geonegócios da empresa, Antônio Carlos Ruótolo, a classe C será importante consumidora quando seu padrão for elevado para C1 e B2, já que o foco do consumo será na qualidade de vida e não apenas em produtos básicos. Atualmente, a classe C representa 38,7% do consumo desses grupos.

 

2011 – Os centros comerciais brasileiros atingiram, no ano passado, o valor de 10.163.049 m² de Área Bruta Comercial (ABC), que abrange tanto a área locável quanto as áreas vendidas. Esse volume corresponde a 53 m² para cada 1.000 habitantes. A região Sudeste representa 5.785.000 m² de ABC do país.

 

Sobre o Cadastro de Shopping

O Cadastro de Shopping Center é uma base de dados de cálculos relacionados aos shopping centers em operação ou em construção no Brasil. Além das informações gerais dos shoppings e dados demográficos das áreas de influência, também segmenta o potencial de consumo para varejistas de diversos ramos.

(Por CIdade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo