No Dia do Consumidor, comemorado ontem (15/3), clientes que estiveram em alguns supermercados de São Paulo, conseguiram ganhar uma sacola reutilizável só após explicar aos funcionários que tinham direito a esse benefício, se comprassem cinco itens.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) informou que o caso foi pontual e que em todo o Estado a expectativa era distribuir, ao menos, 6 milhões de sacolas reutilizáveis. A ação de ontem fazia parte de acordo firmado, no mês passado, entre a Apas, o Ministério Público Estadual e o Procon-SP na campanha pela substituição das sacolinhas descartáveis.

“Consegui a sacola reutilizável após pedir ao caixa e explicar que eu tinha direito. Também fiquei decepcionada com a qualidade, quase uma sacola de plástico normal”, disse Geni Belotto, que fazia compras ontem no Dia % de São Caetano. A rede não é associada à Apas, mas participou da campanha.

No Extra da Brigadeiro Luis Antonio (Bela Vista), consumidores na fila também não eram avisados da promoção. “Depois de passar minha compra, pedi a sacola, porque percebi que a caixa já estava me dando a sacolinha normal”, disse a copeira Josefa Teixeira Costa. “O importante é que nenhum consumidor deixou de ser atendido”, disse João Galassi, presidente da Apas.

Para estimular os consumidores, o Extra distribuiu cupons que dão direito a duas sacolas reutilizáveis grátis (de R$ 0,59). No Pão de Açúcar, o cupom dá direito a uma (de R$ 1,99). O Carrefour forneceu sacolas de ráfia de 35 litros importadas da China.

(Por Brasil Econômico) varejo,núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo