O Assaí registra vendas brutas de R$ 4,3 bilhões em 2011, uma elevação de 32% sobre o ano anterior.

O bom resultado é atribuído à reestruturação da rede realizada no ano passado cujo foco foi desenvolver um modelo de negócio ainda mais voltado ao seu público-alvo, formado em sua grande maioria por transformadores, pequenos e médios comerciantes e utilizadores (associações, condomínios, igrejas etc.). As mudanças realizadas no Assaí passaram por algumas etapas que vão desde pesquisas com os clientes até mudanças no projeto e layout das lojas, passando por modificação no sortimento de produtos, parcerias com indústrias e serviços adicionais aos consumidores com perfil empreendedor.

Essa estratégica tem como principal objetivo oferecer ao publico alvo da rede condições de maior rentabilidade, otimização do capital de giro e o melhor mix de produtos de acordo com o perfil de cada negócio. “Nosso público-alvo sempre foi a pessoa jurídica. Em 2011 deixamos isso mais claro, desenvolvemos ações e parcerias para garantir melhor sortimento, estoque e preço e ajudar nosso cliente. Assim os resultados apareceram”, diz Belmiro Gomes, diretor de atacado autosserviço do Grupo Pão de Açúcar.

Uma das mudanças mais percebidas no novo formato é o aumento da área de estocagem na loja, com a elevação do pé direito e metragem das unidades fazendo com que os produtos possam ser armazenados no ponto de venda ao mesmo tempo em que facilita a operação de reposição e giro dos estoques. Outra mudança relevante na reestruturação do Assaí diz respeito ao sortimento de produtos: todas as lojas, por exemplo, não possuem mais padarias e açougues e, ampliou o sortimento de itens para fabricação de pães e massas. No total, o sortimento foi renovado em cerca de 30% dos seus produtos para oferecer mais variedade e melhor atender ao consumidor.

Outro ponto que merece destaque entre as mudanças promovidas pelo Assaí é o fortalecimento desse canal como um forte aliado da indústria na distribuição de produtos. “Com a questão de distribuição sendo um fator chave para redução de custo e ganho de rentabilidade, a indústria entendeu que o autosserviço de atacado é um aliado na distribuição ao pequeno comerciante”. Com isso o Assaí vem firmando parcerias para ajudar seu cliente jurídico e ser visto não só como um local de compras, mas também como um ponto de apoio para o negócio. Com isso a rede reforçou a presença de marcas famosas, valorizadas pelos clientes e reviu o portfólio de itens de marca própria, que passou de 500 para 50 itens. “O nosso cliente comerciante disse que não lhe interessava vender um produto com a marca do atacadista e que priorizava a compra de marcas líderes”, explica Belmiro Gomes.

 

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo