As chances de que a PepsiCo compre a fabricante brasileira de biscoitos Marilan, com sede em Marília (SP), estão cada vez mais distantes. Essa seria a segunda aquisição da multinacional americana no mercado brasileiro de biscoitos, mas as negociações não deslancharam.

Em novembro de 2011, a PepsiCo comprou a Mabel por cerca de R$ 700 milhões e anunciou, na época, ter planos agressivos para crescer nesse segmento no País, com pretensões de disputar a liderança.

As negociações para compra da Marilan teriam emperrado no processo de “due diligence”, auditoria que é feita pelos compradores na contabilidade das empresas antes de adquirí-las.

Dona da Quaker, do Toddy e da Elma Chips, a PepsiCo possui várias marcas no setor de alimentos, entre elas os salgadinhos Ruffles, Cheetos, Sensações, Fandangos, Doritos, Opa, Pingo D’Ouro, Banconzitos e Eqlibri. Nos últimos anos, a empresa passou a investir em produtos mais saudáveis, estratégia que levou à aquisição, por exemplo, da marca de água de coco Kero Coco no Brasil.

Quando comprou a Mabel, Olivier Weber, presidente da PepsiCo Alimentos para América do Sul, Central e Caribe, afirmou que a empresa pretendia “crescer de forma significativa no segmento de biscoitos no Brasil”.

A Marilan é a quarta maior fabricante de biscoitos, segmento liderado no País pelo grupo brasileiro M. Dias Branco (dono das marcas Adria, Isabela e Zabet), e pelas multinacionais Nestlé e Kraft, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Procurada pelo portal do IG, a empresa informou que não comentaria a informação. “A PepsiCo, a segunda maior empresa de bebidas e alimentos do mundo, esclarece que está sempre avaliando o mercado, em busca de oportunidades, mas tem como política não comentar rumores, incluindo planos de aquisição de outras companhias”, declarou por e-mail.

 

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo