A companhia suíça de alimentos Nestlé está negociando com a companhia de participações privadas Lion Capital a compra das operações com congelados da britânica Findus em países nórdicos, de acordo com o jornal Financial Times.

A Lion Capital e sua consultoria financeira Rothschild também estão conversando com o grupo norueguês de produtos voltados ao consumidor Orkla e com a exportadora de frutos do mar Leroy Seafood Group, segundo o jornal, que cita duas pessoas próximas às negociações.

O acordo pode ser avaliado entre 700 e 800 milhões de euros e poderia servir à Lion como forma de pagar as dívidas da Findus, que a Lion comprou por 1,1 bilhão de libras esterlinas três anos atrás. A Findus possui 6 mil funcionários e produz 345 mil toneladas de alimentos por ano, em 21 fábricas. As operações em países nórdicos são consideradas atrativas e foram responsáveis por um terço da receita de 1,1 bilhão de libras da companhia em 2010. A Nestlé se recusa a comentar os rumores, segundo um porta-voz. As informações são da Dow Jones.

 

(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo