Os brasileiros gastarão R$ 6,1 bilhões com material escolar e papelaria ao longo do ano, diz pesquisa do Ibope Inteligência, por meio do Pyxis Consumo. O número é superior ao registrado em 2011, de R$ 5,4 bilhões. Já individualmente, a média é de R$ 37,62 para cada pessoa, contra R$ 33,00 no ano passado.

Do total, a classe B, responsável por 24,45% dos domicílios do país, apresenta o maior potencial de consumo, com R$ 2,57 bilhões. Em seguida está a classe C, que representa 52,38% das habitações, com R$ 2,44 bilhões. A classe A (2,60%) está em terceiro lugar, com R$ 607,72 milhões, e a DE (20,58%) gastará R$ 509,52 milhões.

Na avaliação por regiões, a Sudeste concentra os maiores investimentos na categoria, com R$ 3,07 bilhões, bastante acima do segundo lugar, o Nordeste, com R$ 1,103 bilhão. No índice por habitante, no entanto, o Centro-Oeste tem um potencial maior, de R$ 42,70, seguido pelo Sul (R$ 42,29) e Sudeste (R$ 40,77).

 

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo