O conselho do grupo Carrefour informou nesta segunda-feira que Georges Plassat irá substituir o presidente-executivo Lars Olofsson. Plassat é atualmente presidente e executivo-chefe do grupo francês de moda Vivarte, do qual também é acionista.

Olofsson, que está no comando do grupo varejista há três anos, informou que não deve pedir a renovação do seu mandato como CEO do Carrefour na próxima reunião de conselho, prevista para o dia 18 de junho, de acordo com o comunicado.

O grupo Carrefour informou, em nota, que Plassat irá assumir o cargo de diretor de operações no dia 2 de abril “para um curto período de transição” antes de ser nomeado presidente-executivo após a reunião em  junho.

O mandato de Olofsson como diretor-presidente da segunda maior rede varejista do mundo, atrás apenas da americana Wal-Mart, foi marcado por apreensões quanto aos lucros, reversões de estratégia e um fracassado projeto de fusão com a rede Pão de Açúcar. Ele não conseguiu dar a volta por cima nos negócios do Carrefour na França, que representaram 43% das suas vendas no ano passado, de 91,5 bilhões de euros.

(Por Valor Econômico) varejo, Núcleo de estudos do Varejo