Na quarta-feira, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, será iniciada a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, criada pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados), para incentivar o setor a deixar de oferecer sacolas plásticas. De acordo com a associação, quase 100% de seus 1.200 associados, que somam 2.600 lojas, já confirmaram sua adesão à campanha, que foi lançada oficialmente em 120 municípios do Estado.

Desde o início de janeiro, os supermercadistas começaram a expor nas lojas banners e cartazes informando os objetivos da campanha, com o intuito de promover a conscientização da população sobre a importância do uso de sacolas reutilizáveis.

Grandes redes como o Grupo Pão de Açúcar, o Carrefour e o Walmart aderiram à campanha em dezembro do ano passado. Desde então, mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis deixaram de ser distribuídas em suas 600 lojas no Estado de São Paulo. Outro apoio partiu da rede Sonda, com 24 lojas na grande São Paulo.

Como alternativa às sacolinhas, os supermercados irão oferecer, a preço de custo, as biodegradáveis compostáveis e reutilizáveis. Também vão incentivar outras formas de transporte das compras, como carrinhos e caixas de papelão.

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo