A Localiza espera um crescimento de 17,5% em 2012, índice equivalente a cinco vezes o Produto Interno Bruto (PIB) do país estimado para o próximo ano.

A locadora de automóveis aposta na continuidade da redução da taxa Selic e no aumento do poder aquisitivo da população para ampliar seus negócios.

Segundo Roberto Mendes, diretor financeiro e de Relação com Investidores da companhia, cada ponto porcentual de redução na taxa básica de juros, significa uma economia de R$ 14 milhões para a Localiza.

“Este ano teremos R$ 28 milhões a menos em dívidas”, afirma. Atualmente a locadora acumula débitos de R$ 1,4 bilhão.

O executivo garante que o índice não é alarmante porque as dívidas são provenientes de financiamentos de veículos.

A frota da Localiza é de 100 mil carros e é avaliada em R$ 2,4 bilhões. A empresa passa por um ciclo de renovação da frota com um aporte de R$ 2,7 bilhões realizado no segundo semestre deste ano para a compra de 100 mil carros até o fim de 2012.

Mendes disse que a Localiza ainda não tem planos de ampliar a frota, mas a demanda forte pode mudar esta realidade. “Trabalhamos com uma taxa média de ocupação de 70%. Sempre temos de ter carros livres, por isso vamos precisar aumentar a frota a medida em que a demanda avance.”

Brasileiros abastados

O aumento do poder de renda dos brasileiros reflete diretamente nos negócios da Localiza. Os aluguéis de veículos para turismo já representam 20% da receita da companhia.

“A renda per capita anual dos brasileiros passou de R$ 6,9 mil em 2000 para R$ 19 mil em 2010. O reflexo disso é direto: mais dinheiro em circulação, mais turismo, mais aluguel de carros”, descreve o executivo.

Em 2000, classes A, B e C representavam 45% da população brasileira. O número saltou para 62% em 2010 e deve atingir os 72% em 2014. Além do aumento de renda dos brasileiros, Mendes afirma que alugar carros ficou mais acessível. “Em 2000 se pagava metade do salário mínimo por uma diária. Atualmente o valor corresponde em média a 15% do salário.”

Com atuação forte no Brasil – que responde por 95% dos negócios da companhia – e na América do Sul, a Localiza descarta planos de expansão para América do Norte e Europa, mesmo com a presença maciça de brasileiros que fazem turismo nesses locais.

“Queremos crescer por aqui e a previsão é abrir de 25 a 30 agências no próximo ano”, contabiliza. Atualmente a Localiza tem 481 agências em 324 cidades.

(Por Brasil Econômico)