Empolgado com as medidas de estímulo ao crédito anunciadas na semana passada, Luiz Carlos Batista, presidente do conselho da Máquina de Vendas, começa a fazer planos. A companhia vai reservar R$ 200 milhões para adquirir uma rede varejista no Sul do país, única região onde não possui lojas.

“A ideia é comprar a totalidade ou parte de uma varejista e manter a bandeira regional”, afirma.

Se conseguir tirar seu plano do papel, o dinheiro vai sair do caixa da empresa. Será a primeira vez que a Máquina de Vendas crescerá por meio de uma aquisição.

A união entre a mineira Ricardo Eletro e baiana Insinuante, que formou a Máquina de Vendas em março de 2010, se deu através de uma associação e não envolveu dinheiro. O mesmo aconteceu quando a companhia incorporou a City Lar, do Mato Grosso, e a Eletroshopping, de Pernambuco.

Possibilidades

Opções não faltam para a Máquina de Vendas. No Rio Grande do Sul, a Benoit, com 168 lojas e a Lebes, com 104, podem estar na mira da companhia pelo desempenho de vendas.

Em Santa Catarina, a Salfer, dona de 208 pontos de venda, a Berlanda, com 187, e a Koerich, proprietária de 80 lojas, estão entre as mais conhecidas. No Paraná, a Mercadomóveis é uma marca forte, com 145 unidades e também pode ser alvo de oferta.

Resta saber quem a Máquina de Vendas vai conseguir convencer, já que alguns empresários parecem não estar interessados em se desfazer de seus negócios e têm demonstrado apetite para compras. É o caso de Nilson Berlanda, que no mês passado adquiriu a também catarinense Gavazzoni.

“Em São Paulo temos uma boa presença com o nosso comércio eletrônico e, por enquanto, estamos satisfeitos. Agora, o nosso foco é mesmo o Sul. No momento não há nenhuma negociação em andamento, até porque estávamos avaliando o comportamento do mercado brasileiro frente a crise. Mas agora estamos otimistas, o governo está nos apoiando e isso passa segurança”, diz Batista.

Na semana passada, o governo anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos de linha branca (geladeira, máquina de lavar roupa e fogão).

Outra medida que beneficiará o varejo é a redução de 3% para 2,5% da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para crédito destinado a pessoa física. Antes do pacote, a Máquina de Vendas tinha uma expectativa de faturar R$ 7,2 bilhões em 2011. Dependendo da reação do consumidor à medida, este número pode ser maior, acredita Batista.

Em 2012, a Máquina de Vendas vai inaugurar cerca de 50 lojas, mesmo número de pontos de vendas abertos este ano. Ao todo, a companhia possui 900 lojas espalhadas por 301 cidades brasileiras.

(Por Brasil Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo