Os shoppings de São Paulo iniciaram o mês de dezembro com horários especiais de funcionamento para as compras de Natal.

Neste ano, porém, os centros de compras não devem passar 24 horas abertos à espera dos consumidores de última hora. Os horários mais estendidos, até as 2h, serão aplicados entre os dias 22 e 23. É o caso dos shoppings Ibirapuera, Internacional Guarulhos e Morumbi.

Até lá, os endereços funcionarão entre as 23h e meia-noite. A abertura das lojas será sempre às 10h. Até o dia 18, o shopping Center Norte fechará às 23h. Do dia 18 ao 23, as lojas ficarão abertas até a meia-noite.

No shopping Aricanduva, as lojas ficarão abertas, do dia 3 ao 9, até às 23h, e, do dia 10 ao 23, até a meia-noite.

A maioria dos 80 shoppings de São Paulo deve alterar os horários de funcionamento a partir do dia 10, informa a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). Em todo o país, são 766 centros de compras, segundo a instituição.

Em todos os shoppings, a decoração natalina já está pronta. O tradicional Papai Noel, segundo a associação, deve permanecer nos horários estabelecidos. Para isso, diversos turnos de profissionais foram elaborados.

De acordo com pesquisa realizada pela Alshop, os lojistas esperam que as vendas em dezembro cresçam 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No shopping SP Market, a expectativa é de que as vendas aumentem até 15% e o público, 20%, segundo a gerente de marketing do empreendimento, Neliana Pucci.

Além disso, diversos centros de compra organizaram promoções para os clientes. Entre os prêmios, estão carros, importados e nacionais, e eletroeletrônicos.

(Por Folha.com) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo