O governo federal vai reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de eletrodomésticos da linha branca. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1), através de edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU).

Em alguns casos a redução será de 100% como no caso do Fogão, que terá seu imposto diminuído de 4% para 0%. Já a geladeira terá IPI reduzido em 10%, saindo de 15%, para 5%. Igual redução terá a maquina de lavar roupas, caindo de 20% para 10%.

Entretanto as Imáquinas de lavar semiautomáticas (tanquinhos) terão redução de 10% para 0%. De acordo com os dados disponibilizados pelo Portal Brasil, do governo Federal, as medidas também valem para os estoques nas lojas e vão vigorar até 31 de março de 2012.

IOF também sofrerá redução

O governo reduzirá ainda o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado sobre o financiamento ao consumo de 3% para 2,5%. As informações foram anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista coletiva para detalhar as medidas, que visam a incentivar o consumo.

Também participou da entrevista o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel. As medidas ajudarão o Brasil a enfrentar a crise mundial com estímulos à produção e ao emprego.

(Por A Crítica) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo