Os supermercados do estado de São Paulo registraram bom desempenho no mês de junho, de acordo com avaliação da Associação Paulista de Supermercados (APAS). O faturamento real aumentou significativamente, principalmente nos municípios do interior, subindo 6,29% na comparação mensal e aumentando o acumulado de 0,17% para 1,13% no semestre.

As regiões de Campinas e Grande São Paulo obtiveram destaque, crescendo 2,44% e 2,56%, respectivamente, na comparação com o mesmo mês de 2018. Os números positivos contribuíram para reduzir a perda acumulada de 3,62% para 2,66% em Campinas e de 2,35% para 1,59% na região metropolitana.

No estado em geral, o faturamento (deflacionado pelo IPS/FIPE) atingiu aumento de 0,10% para o semestre no conceito de mesmas lojas, que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses.

Outro estudo análogo da APAS revelou que o número de empregos gerados em julho foi recorde pelo terceiro mês consecutivo, com destaque para a posição de repositor de mercadorias, que teve 797 contratações. A mesma vaga também recebeu uma quantidade elevada de contratados em junho, quando o varejo supermercadista abriu 1.497 postos de trabalho no geral.

A quantidade de produtos vendidos subiu no semestre para 4,04%, enquanto o tíquete médio cresceu menos (2,25%). Este aumento de fluxo pode ter estimulado os supermercados a contratarem reforços de profissionais nas lojas, após o baixo número de admissões registrado em 2018. Neste último ano, a greve dos caminhoneiros impactou a logística dos mercados, que receberam grande fluxo de consumidores no final de maio por receio de desabastecimento.

“Este efeito não foi apenas para repor itens faltantes no lar, mas sim gerou adiantamento intenso das compras de abastecimento, ou seja, as mais volumosas e de maior tíquete médio”, analisa o economista da Associação, Thiago Berka. “Dessa forma, a comparação de julho de 2019 com 2018 gerou o efeito observado de um crescimento mais robusto, mas que não pode ainda ser considerado como uma melhoria geral do setor”, conclui.

(Por SuperVarejo)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Supermercado