Levantamento feito pela Boa Vista Serviços, empresa do segmento de proteção ao crédito, apontou que 25,3% dos varejistas acreditam que os supermercados vão crescer mais do que outros segmentos do comércio no ano que vem. A sondagem, cujo objetivo era identificar as expectativas para 2012, foi realizada com 312 empresários e executivos do Estado de São Paulo.

O estudo também revelou que praticamente a metade dos respondentes (50,6%) acredita em crescimento moderado da inadimplência em 2012. Para 38,1% dos participantes, também será moderada a alta nos preços, enquanto 31,4% apostam em índices semelhantes aos de 2011. A inflação será a variável econômica com maior impacto na economia para 39,7%.

Quanto à oferta de crédito, 48,7% dos varejistas acreditam em aumento moderado e 26,3% em crescimento mais acelerado. Para 45,5% dos respondentes o cadastro positivo, aprovado no final do primeiro semestre, poderá ajudar o varejo a ter um crescimento leve. Já 20,8% apontam que a influencia nas vendas será maior.

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo