Essa tendência tem como pano de fundo o interesse dos bancos –que são emissores dos cartões, franqueados das bandeiras e donos das empresas credenciadoras– em aumentar a base de clientes, a frequência de uso e a rentabilidade das operações.

Algumas lojas já estão vendo nesse interesse a oportunidade para dividir o risco de crédito do cliente. Entre os consumidores, também há falta de disposição para carregar cartões de várias lojas.

A Riachuelo aderiu ao cartão com bandeiras no fim de 2010. Desde então, foram 900 mil cartões emitidos para clientes que já têm o cartão exclusivo da loja. A meta é chegar a 1 milhão até o fim do ano. A loja tem emitidos 20 milhões de cartões próprios.

A Riachuelo não está sozinha. “Os cartões embandeirados devem adicionar mais valor aos negócios nos próximos anos”, afirma relatório da Lojas Renner.

O grupo adotou o cartão com bandeira (Visa e MasterCard) em setembro de 2010.

A Marisa tem 12,2 milhões de cartões exclusivos e, segundo relatório da empresa, há 1,6 milhão de cartões dela que podem ser usados em várias lojas diferentes.

(Por Folha.com) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo