Em meio à guerra das maquininhas, o Itaú Unibanco lançou uma solução que elimina a necessidade delas. O banco anunciou, nesta segunda-feira (13), o lançamento do iti, uma plataforma que permite pagamentos via QR Code e dispensa o uso de maquininha e cartão físico.

Outra novidade é que a solução garante aos lojistas o recebimento do valor das vendas na mesma hora. Por ser uma plataforma 100% digital, desvinculada do atendimento em agências, “o iti vai gerar uma redução nas taxas cobradas pelas transações dos lojistas”, garantiu o banco em comunicado.

O Itaú Unibanco promete ainda um novo patamar de preços no concorrido mercado de recebimentos e contas digitais. “Estamos transformando o nosso modelo de negócio. Ter o iti será a maneira mais fácil e barata para um indivíduo, seja ele bancarizado ou não, receber e transferir seus recursos”, afirma Márcio Schettini, diretor geral de Varejo do Itaú Unibanco.

Cartões e carteiras perdem espaço

Com o aplicativo iti carregado, o Itaú quer que o cliente esqueça a carteira em casa, já que o pagamento dispensa dinheiro ou cartão. Também as maquininhas não serão mais necessárias para o lojista.

Em poucos minutos o usuário pode ter acesso à plataforma. Primeiro, é preciso baixar o aplicativo gratuitamente e depois fazer o cadastro com alguns dados básicos, sem necessidade de comprovação de renda.

Em seguida, ele pode adicionar dinheiro à sua conta iti por meio de uma transferência ou pagando um boleto sem custo no próprio aplicativo.

Após essa etapa, basta apontar a câmera do celular para o QR Code para realizar pagamentos ou transferências gratuitas selecionando um contato na agenda. Também é possível cadastrar na plataforma cartões de crédito de qualquer instituição para pagar ou transferir.

Plataforma aberta

A plataforma será aberta. Os consumidores poderão entrar e sair da plataforma a qualquer momento e escolher com quais instituições querem se relacionar dentro da solução. “Em nosso aplicativo, pagadores podem cadastrar cartões de crédito de qualquer instituição financeira ou creditar valores para qualquer conta bancária. Não é preciso ter cartão ou conta corrente Itaú para usar o iti. Ele está aberto para todos os brasileiros”, explica Livia Chanes, diretora e uma das idealizadoras do iti.

A ideia é ampliar os serviços da plataforma em breve, com produtos e soluções de crédito, investimentos, seguros e cartão de crédito.

Fechamento de agências

O Itaú pode fechar também 400 agências físicas pelo Brasil para apostar de vez no mundo digital. A informação é do portal Exame. Em se concretizando, o movimento vai significar o enxugamento de 10% da operação física do banco, que tem cerca de 4,2 mil agências e postos de atendimento que empregam 100 mil pessoas. O movimento deve ser finalizado dentro de um ano.

(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Itaú, Maquininhas