O self-checkout, apesar de ser uma tecnologia ainda recente no Brasil, representa uma grande tendência para o futuro no varejo. Pensando nisso, a rede de supermercados Prezunic disponibilizou o serviço para seus clientes em Botafogo, no Rio de Janeiro.

As quatro máquinas instaladas oferecem autonomia completa para que o consumidor realize todos os passos da compra sozinho, de forma intuitiva. Dessa forma, a expectativa é de que o tempo de espera em filas seja reduzido em 50%.

O equipamento aceita pagamentos por meio de cartão de débito ou crédito, além de resgate de pontos Dotz. Como a tecnologia é voltada para compras menores, os clientes com compras de maior volume também serão beneficiados, já que haverá uma liberação maior dos caixas tradicionais.

De acordo com o diretor-geral do Prezunic, Paulo Drago, a novidade atende à demanda dos próprios clientes. “Nosso objetivo, com a adoção desse equipamento, é melhorar a experiência de compra na loja, proporcionando mais rapidez e independência, principalmente para quem realiza pequenas compras e, às vezes, deixa de ir ao supermercado por causa do tempo. Além disso, os consumidores mais tecnológicos devem gostar da novidade pela praticidade e rapidez. Todos os investimentos para diminuir esse entrave são bem-vindos pelos clientes”, afirma.

Além disso, os caixas de autoatendimento criam novas oportunidades de trabalho – para cada quatro unidades, haverá sempre um atendente à disposição.

Para realizar a compra, o cliente deve aproximar os produtos escolhidos até a máquina e escanea-los, colocndo-os na sacola. Depois, basta efetuar o pagamento no modo desejado. A saída é liberada mediante o cupom fiscal.

(Por Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Prezunic,Self-checkout