“Olá, quer ganhar tempo registrando suas compras comigo?”. Com esta simples pergunta, começa a execução de um dos novos formatos-teste que o Pão de Açúcar tem implementado em loja para otimizar o tempo de compra de seus clientes. A iniciativa segue o projeto de experimentações da rede que, no decorrer da sua história, tem criado uma série de inovações físicas e digitais para aprimorar a experiência de compra dos consumidores.

Chamada de Pre-Scannning, a iniciativa piloto acontece em laboratório na unidade do Pão de Açúcar Jardim Paulista, em São Paulo/SP. Nela, colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o pré-escaneamento das compras de forma fácil e rápida enquanto aguardam a vez na fila. Caso o cliente aceite, o operador inicia o registro dos itens, retirando e colocando as compras novamente no carrinho.

Ao fim da ação, o operador entrega um QR Code para o cliente e o direciona para a seção de autoatendimento, ou o checkout que estiver com menor demanda no momento, otimizando o tempo de compra e reduzindo o momento de espera especialmente em horários de pico. Em formato de teste desde o dia 21 de janeiro deste ano, mais de 3 mil clientes já foram impactados pela ação.

Outra iniciativa, que também opera em fase de testes, na unidade da Jardim Paulista, é o formato Shop and Go, em que o cliente pode realizar suas compras normalmente em loja física e solicitar que todos os produtos sejam entregues a domicílio em até 4 horas. O pagamento também só é realizado no momento em que o consumidor recebe seu pedido no endereço solicitado.

“O Pão de Açúcar é pioneiro em entender as mudanças de comportamento do consumidor e tangibilizá-las em ações que se traduzam na experiência mais adequada a cada necessidade dos nossos clientes. Alguns exemplos são os nossos serviços de e-commerce, oferecidos há mais de 20 anos, além de todas as iniciativas digitais, como o aplicativo Pão de Açúcar Mais, que permite ofertas com base no histórico de compras, agendamento de caixas e um programa único de recompensas. Todas essas novas experimentações reforçam e aceleram a entrada da marca no mundo da inovação e da transformação digital, levando em conta as principais tendências geracionais e de consumo mundial”, detalha Lucas Zanon Arantes, diretor de Operações do Pão de Açúcar.

(Por Mercado&Consumo) varejo, retail lab, núcleo de varejo, ESPM, GPA, Pão de Açúcar