As vendas no varejo brasileiro avançaram 2,3% em 2018, segundo informações divulgadas pelo IBGE.

E, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)o varejo caminha para o segundo ano de expansão no seu faturamento real. Para 2019, a projeção é de aumento de 5,2%.

Segundo a ShopperTrak, líder global de inteligência de tráfego de clientes no varejo, os empresários devem aproveitar o momento para atrair consumidores. “E o melhor caminho é conhecer esses clientes e acompanhar as tendências do mercado, como investir em multicanais”, afirma Marcelo Quaiatti, diretor da empresa no Brasil.

Para ajudar os varejistas a atrair e fidelizar consumidores, Quaiatti relacionou cinco ações fundamentais.

1) Prestar serviço de qualidade

Os clientes esperam e merecem uma boa experiência de consumo. Nas lojas físicas, a disponibilidade de equipe e de suporte ao consumidor gera ganhos. A falta de assistência nos provadores, por exemplo, pode acabar com uma venda em poucos segundos. Alinhar as escalas da equipe aos horários de picos de tráfego de pessoas é essencial, e os dados de fluxo asseguram otimização dos recursos das lojas e satisfação do consumidor. Detalhes como receber o cliente na entrada ou oferecer uma bebida também fazem a diferença.

2) Agilizar os processos de pagamentos

Um  dos pontos que mais incomoda o consumidor é o tempo de espera para o pagamento. Portanto, é preciso garantir o bom funcionamento dos caixas, um excelente preparo da equipe e velocidade no processamento dos pagamentos. Implementar terminais EPOS que se conectam a dispositivos móveis, como iPads, pode ser um bom investimento. A equipe pode obter informação imediata a partir do inventário e processar pagamentos em qualquer ponto da loja. Usar os dados de tráfego para saber os horários de pico também ajuda a equipe a se ajustar a esses períodos.

3) Aproximar-se dos clientes usando marketing móvel

Os consumidores estão constantemente conectados a seus smartphones e dispositivos portáteis e, portanto, uma boa campanha de marketing móvel maximiza a possibilidade de interação. Um aplicativo é uma excelente forma de o varejista apresentar seu negócio e suas oportunidades.

Além disso, mensagens de texto enviadas para os clientes podem proporcionar uma boa experiência. Outra opção é medir o aumento do tráfego gerado pelas campanhas de marketing e entender como a taxa de conversão se comportou durante esse período. Esses dados irão fornecer uma maior riqueza de informações e ajudarão a planejar campanhas futuras.

4) Utilizar dados de análise de interior para planejar ações

Os varejistas anseiam por lojas sempre movimentadas, mas esta realidade pode ser frustrante ou mesmo desconfortável para os consumidores. Organizar as lojas para que a experiência de consumo seja conveniente e intuitiva fará com que os clientes tenham uma boa experiência e voltem ao local. A análise de interior dará informações preciosas sobre as zonas da loja com maior concentração de clientes nas horas de pico e quais são as menos visitadas. Desta forma, o varejista pode indicar onde se encontram os itens em promoção, destacar suas melhores ofertas e garantir uma boa acessibilidade a essas áreas.

5) Valorizar os itens que não estão em promoção

Um visual de loja atrativo aumenta o tempo de permanência dos consumidores e chama a atenção dos visitantes. Ao expor os itens que não estão na promoção nos pontos de maior movimento, o varejista poderá gerar interesse nos clientes, aumentando os valores médios por transação.

Com a análise de tráfego, é possível identificar quais lojas estão fazendo maiores conversões e adaptar a estratégia de preços à procura local. Ações desse tipo podem reforçar a marca e fidelizar o cliente. Para se diferenciar da concorrência, é importante oferecer um serviço alinhado à informação estratégica disponível.

Sobre a ShopperTrak

A ShopperTrak é o principal fornecedor mundial de inteligência de tráfego de clientes, oferecendo informações sobre o comportamento do consumidor para melhorar a rentabilidade e eficiência. Por meio do uso de suas soluções, a ShopperTrak possibilita que os clientes compreendam melhor quem visita suas lojas, aprimorem a experiência de compra e, finalmente, aumentem o tráfego, a conversão e o ticket médio.

(Por Pimenta Comunicação) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, ShopperTrak