A Amazon está planejando abrir ainda este ano uma nova rede de supermercados, a fim de ampliar sua participação no varejo físico alimentar. O plano da gigante é abrir dezenas de lojas nas cidades de Los Angeles, San Francisco, Seattle, Washington e Filadélfia.

A companhia já tem duas empresas do setor: a rede Whole Foods, focada em produtos naturais e de pequenos produtores, que foi comprada por US$ 13,7 bilhões em 2017 por Jeff Bezos e a Amazon Go, cadeia de lojas autônomas de conveniência.

A intenção da Amazon por trás desta iniciativa é concorrer com o Walmart, que lidera o setor supermercadista nos Estados Unidos. A varejista deverá abrir a primeira loja de sua nova rede até o final de 2019, em Los Angeles. Também já foram fechados contratos para mais duas unidades que devem entrar em funcionamento no início de 2020.

A Amazon deseja que a nova marca não concorra com a Whole Foods. Para fortalecer a nova empresa, a varejista irá adquirir redes regionais de pelo menos 12 lojas, aproveitando operações de logística já estabelecidas.

(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Amazon