Em um mercado com cada vez mais concorrência, surgiu a necessidade de desenvolver estratégias para garantir a atenção do consumidor. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas o preço psicológico é uma das escolhas de maior sucesso!

Quantas vezes você já deixou de levar um produto por estar muito caro ou encheu o carrinho de compras por justificar que o preço estava bom? Isso acontece com todo mundo.

No entanto, o que muitos clientes não sabem é que existe uma estratégia que ajuda a influenciar essa decisão e é sobre isso que vamos falar hoje! Continue a leitura para saber como o valor dos produtos no seu supermercado são capazes de atrair os compradores.

O que é a estratégia do preço psicológico?

Ao estudar o comportamento dos consumidores ao se depararem com os valores dos produtos, as empresas conseguiram notar que algumas ações poderiam influenciar na decisão de compra.

Embora a decisão sobre qual é o valor mais adequado para comercializar um produto ou serviço não seja fácil, ao aplicar a estratégia do preço psicológico a venda para o público se torna mais atraente e com mais resultados.

O psicológico tem uma grande influência na hora da compra do consumidor. Isso acontece porque, embora sejamos seres racionais, alguns valores acabam atraindo de maneira mais eficiente a atenção do público.

A atribuição de valor para um produto utilizando a psicologia é proveniente de uma estratégia de marketing que afirma que alguns preços contam com impactos mais efetivos para o comprador.

Como é possível aplicar essa estratégia em um estabelecimento?

A seguir, preparamos uma lista com as principais ações que envolvem o preço psicológico para um comércio e também explicamos como você pode aplicar essas técnicas com os seus produtos!

Utilizar preços quebrados

O famoso 0,99 é muito relevante quando falamos de preço psicológico, uma vez que esse número causa uma impressão de que o valor estipulado é mais barato. Dessa forma, se o cliente estiver em dúvida sobre comprar um produto e se deparar com uma promoção de, por exemplo, R$49,99, as chances de esse mesmo comprador adquirir o artigo são mais amplas.

A justificativa para isso é que os consumidores estão mais atentos aos dois primeiros números de um preço, sendo assim, quando se deparam com um produto por R$49,99 vão relacionar o valor a R$49, e não R$50.

Saber aplicar o desconto real e a porcentagem

Muitas empresas que lidam com vendas ficam em dúvida sobre apresentar o valor real do desconto aplicado ou a porcentagem. Para isso existe uma dica muito interessante que vai ajudar você na hora de definir essa questão e montar o cartaz de promoção:

  • quando o valor do produto for maior que R$100,00 o ideal é frisar o preço do desconto;
  • quando os valores forem menores a R$100,00 o indicado é apresentar a porcentagem de desconto, por exemplo, 50%.

Isso ajuda na hora de driblar o nosso cérebro na hora da compra e fazer com que o cliente acredite que dessa maneira os descontos são maiores. Legal, né?

Colocando em prática ficaria da seguinte maneira: um produto no valor de R$50 em promoção por 20% a menos tende a chamar mais a atenção do público do que com um desconto de R$10. Isso acontece porque o subconsciente vai entender que 20 é maior que 10.

Estabelecer um preço por quantidade

Sem dúvida, você já se deparou com alguma promoção do estilo ”pague 2 e leve 3”, não é mesmo? Essa é mais uma estratégia de preço psicológico que pode ajudar as vendas!

Essa estratégia também inclui as ofertas que consistem em ”brindes” em determinadas compras (na compra de 2 artigos de limpeza, ganhe uma esponja!).

Apesar de já serem bastante conhecidas pelo público, essa estratégia continua rendendo bons resultados porque para os consumidores, quando o preço compensa, o cérebro considera essas ofertas como um negócio atrativo para o bolso.

Facilitar a compra parcelada

Uma das opções que mais agradam os brasileiros é a de parcelar uma compra em diversas vezes. Algumas lojas já oferecem até 24 parcelas e os consumidores adoram essa possibilidade.

Nesses casos, o que acontece é que o cliente não se planeja no seu orçamento o preço total do produto, e sim o valor das parcelas. Isso faz com que irracionalmente o cérebro condicione a ideia como se fosse uma compra mais fácil para a sua condição financeira.

Destacar os diferentes valores com e sem desconto

Por fim, outra ação que auxilia a influenciar o consumidor é a possibilidade de confirmar o preço sem promoção ou desconto e a quantia atual. Essa estratégia faz com que os clientes possam visualizar com mais facilidade a oportunidade do negócio.

Muitas empresas usam algumas técnicas para fazer com que o preço com desconto apareça mais destacado, alterando as cores e tamanhos, dessa forma, o menor valor vai chamar ainda mais a atenção do público.

Quais são as melhores maneiras de aplicar o preço psicológico?

Agora que você já conhece as principais estratégias para conseguir aumentar as suas vendas usando o valor dos produtos, temos duas dicas que podem auxiliar na hora de alcançar resultados ainda mais expressivos:

  • procure promover as melhores promoções no final do mês, dessa forma, os consumidores não vão gastar com a sensação de culpa por extrapolar o orçamento logo nas primeiras semanas depois do salário;
  • saiba quem são os seus clientes, apenas conhecendo o perfil do público-alvo é possível definir como é o seu comportamento de compra. Isso é ideal para definir as melhores estratégias e alcançar os resultados desejados.

O preço psicológico é muito importante para melhorar o desempenho de um comércio e atrair a atenção de novos clientes. No entanto, não se esqueça de realizar um planejamento completo das suas estratégias para que os valores estabelecidos nos produtos consigam suprir as demandas financeiras do seu investimento.

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(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Preço