Uma startup norte-americana desenvolveu um freezer interativo, capaz de oferecer promoções personalizadas aos consumidores. O equipamento tem câmeras, sensores de movimento e rastreamento ocular. A Cooler Screens, empresa responsável pelo produto, já implantou o equipamento em seis lojas da rede de farmácias Walgreens.

O refrigerador é capaz de identificar gênero, faixa etária, a que produtos os consumidores estão olhando, quanto tempo estão em pé e a reação emocional a um determinado produto. Depois de coletar os dados em tempo real, um algoritmo determina os melhores anúncios a serem exibidos naquele momento.

 

 

O freezer tem uma tela que mostra qual produto está atrás da porta. Se um homem está olhando para um refrigerante, por exemplo, a máquina pode exibir um anúncio da versão “zero” da bebida. Isso porque a Cooler Screens é capaz de identificar uma suposta preferência do sexo masculino pelo refrigerante zero açúcar.

A hora da compra também é um fator importante para o algoritmo. Se o consumidor está na frente do refrigerador no fim da tarde, verá sugestões como uma pizza congelada ou um hambúrguer instantâneo. As câmeras detectam até o tipo de produto nas mãos do consumidor para convencê-lo a comprar outro alimento.

Dados e publicidade

Mesmo com todo o aparato, a Cooler Screens garante que não armazena nenhum dado coletado. A próxima etapa é trilhar o caminho inverso – convencer os consumidores a alimentar seu sistema. A empresa quer que as pessoas usem o aplicativo da Walgreens para indicar suas preferências. Quando um cliente adicionar alimentos sem glúten à sua lista de favoritos, as ofertas devem focar nesse tipo de produto.

Uma pesquisa feita pela startup mostrou que 75% das pessoas tomam decisões sobre o que vão comprar em refrigeradores por impulso. Isso torna a empresa valiosa para outras que estão lutando pela atenção do consumidor. Até agora, a Cooler Screens fechou contratos de publicidade com Coca-Cola, Pepsi, Nestlé e outras 13 empresas.

(Por NoVarejo – Leonardo Guimarães) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Walgreens,Cooler Screens