O setor de supermercados e hipermercados cresceu 2,07% nas vendas de 2018 em relação ao ano anterior. O resultado divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) considera as vendas em termos reais com a inflação do período já descontada.

A expectativa do setor em janeiro de 2018 era de crescimento real de 3%, a qual foi reajustada em julho para 2,53%. Mesmo assim, o desempenho ainda ficou aquém da segunda previsão.

Por conta de eventos imprevisíveis, o ano de 2018 frustrou as expectativas do setor, além das incertezas eleitorais que afetaram a confiança do consumidor. “A economia teve dificuldade de se recuperar. O ano não teve o fôlego que esperávamos, com efeito da paralisação dos caminhoneiros”, disse o presidente da Associação, João Sanzovo Neto.

Segundo o portal G1, para 2019, a Abras tem uma perspectiva otimista, projetando um crescimento real de 3% ante 2018. A expectativa é impulsionada por medidas econômicas que a entidade espera que sejam promovidas pelo governo, tais como simplificação tributária e controle de gastos.

De acordo com a Abras, o crescimento das vendas reais foi de 3,93% em dezembro na comparação com igual período de 2017. Já ante novembro, a alta foi de 21,13%.

(Por SuperVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Supermercados