Partindo para um lado diferenciado de seu foco em produtos tecnológicos, a Amazon lançou três inovações para decorar e mobiliar a casa. As novidades foram batizadas de “Amazon Scout”, AR View (“Realidade Aumentada da Amazon”, em tradução livre) e Amazon 360°, as quais permitem ao cliente a descoberta e visualização dos produtos de forma diferenciada.

As funções apresentadas estão disponíveis apenas para os produtos de decoração, móveis, iluminação e cozinha. Outras opções só serão adicionados nos próximos meses.

“A Amazon usa novas tecnologias, como machine learning e realidade aumentada para desenvolver ferramentas de compra de última geração que facilitem a vida dos nossos clientes”, disse a country manager da Amazon.es e Amazon.it, Mariangela Marseglia. “Estas novas funções ajudam os clientes a encontrar inspiração graças a recomendações únicas de produtos que se adaptam ao estilo e ao lar deles”, acrescentou a representante, segundo o portal português Grande Consumo.

Rápido e simples

A ferramenta Amazon Scout possibilita a descoberta visual dos produtos para casa, onde o cliente precisa indicar apenas se gostou ou não do produto por meio de ícones na imagem, recebendo sugestões personalizadas com base em suas preferências. Por meio da machine learning, a companhia extrai os atributos visuais das imagens dos itens identificando quais são mais adaptáveis ao gosto do consumidor.

Já o AR View permite que os clientes tenham uma visão do produto no local escolhido. Para ver o artigo disponível é necessário clicar no botão “Visualizar em sua casa”, apontar com o smartphone para o espaço onde deseja visualizá-lo e, alguns segundos depois, é possível ver como o produto ficará no espaço escolhido.

No dispositivo móvel o produto também pode ser movido ou alterar o ângulo para a pré-visualização desejada. Há possibilidade também de serem feitos screenshots (captura da tela) ou vídeos dos artigos e, assim, compará-los.

E por fim, o Amazon 360º é a experiência do comprador visualizar os artigos de diversos ângulos. Clicando no ícone “360°” é possível obter a visão descrita.

O AR View é compatível com a versão recente do aplicativo Amazon, para os iOS 11.0 e posteriores (iPhone 6S e sucessores). Já nos Androids é necessária a instalação do AR Core que só é suportado no Android 7.0 e posteriores, o qual só aparece na Google Play se estiver disponível para o aparelho.

(Por SuperVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Amazon, AR View, Realidade Aumentada, Amazon Scout