De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de brasileiros que fazem compras pela internet aumentou em 43%. Para vencer a concorrência dos e-commerces, é necessário que as lojas físicas ofereçam uma experiência diferenciada aos seus consumidores para que isso se transforme na decisão de compra.

Para isso, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas no seu PDV para atrair e fidelizar clientes. Continue a leitura e saiba quais são esses métodos!

1. Estímulo aos diferentes sentidos

A visão, o tato, o olfato e o paladar são sentidos valiosos e que devem ser explorados no seu PDV. Abordagens convenientes e não forçadas, demonstrações de produtos, amostras grátis e degustações são maneiras eficazes de influenciar na decisão de compra e até mesmo de induzir o consumidor ao fechamento do negócio.

Quando seu cliente se depara com um produto que, antes de levar, ele poderá experimentar, as chances de ele comprar e você promover a fidelização aumentam em relação às lojas que não fazem esse tipo de ação.

2. Disposição dos produtos nas gôndolas

Outro fator que influencia na decisão de compra do consumidor nas lojas físicas é a maneira como os produtos são colocados nas prateleiras. É importante manter a organização das gôndolas e a melhor disposição possível para capturar a atenção do cliente.

Como é uma abordagem menos pessoal, é necessário que os seus repositores sejam treinados e estejam alinhados quanto a esse tipo de estratégia.

3. Visual do ambiente

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? De acordo com um levantamento da Nielsen Media Research, 70% das decisões de compra são tomadas no PDV. Tendo isso em mente, é preciso que a sua loja chame atenção do consumidor antes mesmo dele entrar.

O design do ambiente, cartazes de promoção chamativos e de fácil visualização, e até as adesivagens contam nessa experiência. Então, além de manter o seu estabelecimento organizado, aposte em um bom design, com prateleiras modernas, caixas organizados, boa iluminação, cores que chamem atenção e que combinem entre si.

Crie caminhos e corredores para facilitar a caminhada do cliente. Além disso, preze sempre pela limpeza e bom aroma do local.

4. Interação no PDV

A interação é uma estratégia que pode arruinar ou garantir o sucesso na decisão de compra do consumidor. Uma comunicação eficiente no PDV é aquela que antecipa as etapas do processo de compra.

Para isso, crie meios e materiais que auxiliem na apresentação dos seus produtos, pois, se o consumidor tiver alguma dúvida ou ficar com o pé atrás, as chances de desistir da compra são grandes. Então, crie cartazes informativos para que o seu cliente tenha suas dúvidas sanadas logo no PDV.

5. Bom atendimento e comunicação adequada

Sem sombra de dúvidas, o atendimento ao cliente é um fator extremamente importante e um diferencial para a sua loja que influencia na decisão de compra. Quando o consumidor é bem tratado, tem uma comunicação verdadeira e de fácil entendimento, as chances de você fidelizá-lo são grandes.

Em contrapartida, quando o cliente não é bem atendido em uma loja, não tem as respostas que precisa, encontra funcionários desmotivados ou nada simpáticos, além de não comprar e não voltar à sua loja, ele não indicará para os amigos e familiares. Então, capriche no atendimento, na educação e na comunicação pré e pós-venda.

Já foi o tempo em que as vendas eram baseadas apenas nas necessidades dos clientes. Como a decisão de compra é feita ainda no PDV, é preciso criar estratégias atrativas tanto para que o consumidor encontre o que procura, mas que também sejam capazes de criar e despertar o desejo da compra.

Quer mais dicas sobre como atrair visualmente os consumidores? Então, confira o nosso post e entenda como o visual merchandising influencia na compra.

(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, pricefy