Com seu parceiro de longa data (Prodistribution), o grupo francês Casino abre oficialmente neste dia 4 de outubro o “Le 4 Casino”, um local para comer, relaxar e fazer compras, onde os serviços digitais melhoram e simplificam a experiência de compras do dia-a-dia.

A nova loja, próxima ao Champs Élysées, em Paris, conta com oferta única, incluindo um corredor de mercearia gourmet, uma seleção de produtos alimentícios Casino, um grande mix de itens orgânicos e veganos, além de receitas preparadas por marcas ou chefs convidados, um showroom da Cdiscount com espaço para co-working e, ainda, uma adega de última geração.

A experiência de compra será simplificada e aprimorada por uma variedade de dispositivos digitais, permitindo aos clientes fazer compras 24 horas por dia – sem passar por uma caixa registradora – localizar facilmente os produtos na loja, escolher entre uma variedade maior de itens e serviços, e encontrar mais informações sobre os itens oferecidos.

Há 120 anos, o Grupo Casino vem inovando e levando o varejo de conveniência a novos patamares, acompanhando as tendências de consumo. Apresentado ao público nesta semana, o “Le 4 Casino” reflete o desejo e objetivo de proporcionar ao consumidor uma vivência única em compras e tornar seu cotidiano muito mais fácil. Este conceito ímpar de loja é fruto da aliança entre o know-how do Casino e a experiência de seu parceiro de longa data, Prodistribution.

Jean-Charles Naouri, CEO do Grupo Casino, disse: “O negócio do varejo é centrado na inovação, e isso vai além da mera tecnologia. No futuro, a lacuna entre lojas físicas e lojas físicas fechará. Os canais de distribuição física e digital não apenas precisarão se adaptar aos gostos e tendências, mas também terão de antecipá-los. Este novo conceito incorpora uma mentalidade inteiramente nova, baseada na adaptação constante, com o objetivo de antecipar e atender as expectativas dos consumidores de forma mais eficaz, mantendo relações estreitas e de confiança com os clientes que fazem compras em lojas de nossas bandeiras”.

“Le 4 Casino”: usando tecnologia digital para aprimorar a experiência do varejo

No “Le 4 Casino”, o cliente tem acesso a três andares, que incluem uma seleção de produtos alimentícios que vão desde orgânicos, passando por itens de origem local, até snacks; uma adega inteligente com bons vinhos e bebidas alcoólicas e, no piso superior, o primeiro showroom parisiense da Cdiscount, apresentando uma variedade dos melhores produtos vendidos no seu e-commerce, e uma área gratuita de co-working.

Visível pela vitrine, o display digital de realidade aumentada oferece uma nova experiência aos consumidores, antes mesmo de entrarem na loja. Uma vez lá dentro, os clientes podem escolher entre uma seleção de itens gourmet cuidadosamente selecionados, provar pratos preparados por um chef convidado e fazer suas compras diárias utilizando uma parede digital gigantesca – Picking Wall – por meio da qual eles têm acesso total ao portfólio da loja online do Casino (www.mescoursescasino.fr), para entrega à domicílio.
Um projeto desenvolvido graças à expertise de start-ups e renomadas marcas internacionais

As inovações trazidas pela “Le 4 Casino” são resultado de um trabalho colaborativo realizado por cerca de 15 diferentes parceiros do setor de varejo. A tecnologia enriquece a experiência do consumidor, oferecendo serviços criativos, como geolocalização de produtos na loja, geração de rotas de compras e soluções inovadoras para assistência totalmente personalizada ao cliente e checkout fácil. Esses serviços e tecnologias de última geração são um sinal do que ainda está por vir em outras lojas do grupo.

Tina Schuler, CEO da Géant, Casino Supermarkets e Leader Price, comentou: “O Le 4 Casino é um novo conceito de loja que mudará decisivamente o formato de compras do consumidor francês. Nossa intenção foi criar um lugar que tornasse as compras mais simples e divertidas, onde os clientes pudessem testar e provar produtos antes de adquiri-los, e até mesmo comer na loja, a qualquer hora do dia ou da noite”.

Moez Alexandre Zouari, Presidente e Diretor Executivo da Prodistribution, franqueado de longa data do Grupo Casino e parceiro do projeto “Le 4 Casino”, disse: “Os varejistas precisam se reinventar, mantendo seus valores fundamentais de comunicação, atendimento e produtos de qualidade. O Le 4 Casino nasceu dessa crença. No momento em que as pessoas estão expressando incerteza sobre o futuro das lojas físicas, os varejistas estão lançando lojas automatizadas. Acredito que devemos dar ao ser humano um papel ainda mais vital, de liderança. É por isso que imaginamos um lugar onde marcas convidadas, chefs e produtores de artesanato possam estar presentes e interagir, na prática, com os consumidores, apresentando seu trabalho, criando diálogo e incorporando a proximidade. Um clima caloroso e animado com pessoas reais é a chave para o sucesso do varejo. A tecnologia permite uma abordagem menos intrusa, mais sutil, e pudemos criar um novo e aprimorado relacionamento com o cliente”.

Emmanuel Grenier, presidente do Cdiscount, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em abrir esse primeiro showroom da Cdiscount em Paris, apresentando o melhor das inovações e tendências desenvolvidas para nossos clientes. Ele reflete a ousadia e a proximidade, valores que permeiam nossa relação com os consumidores nos últimos 20 anos, acompanhando suas vidas diariamente, seja na escolha da decoração de suas casas ou da garrafa de vinho ideal. Este novo espaço é uma oportunidade de expormos nossa concepção de experiência aos nossos clientes: uma abordagem fluida e simplificada, multicanal, e completamente integrada aos momentos da vida. Abrimos esse showroom logo após nossa promoção de outono, French Days, mais uma prova de que o comércio eletrônico francês é robusto”.

Entre os parceiros do projeto estão Reinsdyr, Panasonic, IBM, SFD, XXII, Find & Order, Alkemics, SES-Imagotag, ITAB, Eyetrust, TWIL, GreenYellow, 3hProd, Ergo Concepts e Qarnot.

O “Le 4 Casino” está localizado na Avenida Franklin Roosevelt, 4, em Paris (França). Aberto todos os dias da semana, 24 horas (das 12h às 19h30 para os clientes do app Casino Max, disponível em lojas de aplicativos online).

Sobre o Grupo Casino

O Grupo Casino é um respeitado e importante player do mercado de varejo francês e líder internacional em varejo de alimentos, com mais de 12.000 lojas em todo o mundo (na França, América Latina e no Oceano Índico). O Grupo desenvolveu um portfólio de fortes bandeiras, dinâmicas e complementares, graças aos mais de 220.000 funcionários impulsionados por sua paixão pelo varejo e atendimento ao cliente, e gerou vendas líquidas de € 38 bilhões em 2017. Em todos seus países anfitriões, o Casino concentra seu desenvolvimento nos formatos com maior potencial e capacidade de adaptação para satisfazer às necessidades de seus clientes, hoje e no futuro. Para mais informações, visite www.groupe-casino.fr/en.

(Por Imagem Corporativa) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Casino, Loja