Entre julho e setembro de 2011, as vendas líquidas do GPA (Grupo Pão de Açúcar) Alimentar totalizaram R$ 6.158,6 bilhões, crescimento de 12,3%. No período, a companhia finalizou a conversão das lojas CompreBem e Sendas para as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí.

O processo, iniciado há 18 meses, envolveu cerca de R$ 230 milhões em investimentos na modernização de 221 lojas, sendo que 93 foram convertidas somente no terceiro trimestre deste ano. Do total de lojas que mudaram de bandeira, 188 foram transformados no formato Extra Supermercado, 20 em Extra Hipermercado, 10 em Pão de Açúcar e 3 em Assaí.

No conceito mesmas lojas, as vendas brutas cresceram 8,5% em relação ao terceiro trimestre de 2010. Já as vendas brutas de não alimentos cresceram 9,3%, com destaque para os postos de combustíveis (+14,5%) e eletroeletrônicos (+12,6%).

Entre as bandeiras do Grupo, os destaques no 3º trimestre de 2011 foram o Extra Supermercado e o Assaí, cujas vendas brutas no conceito mesmas lojas cresceram acima de 15%.

No período, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar, que inclui todos os formatos e negócios operados pela empresa, totalizaram R$ 12.570,9 bilhões, um crescimento de 58,2% em relação ao terceiro trimestre de 2010. Já as vendas líquidas atingiram R$ 11.085,1 bilhões, um aumento de 55,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A partir do terceiro trimestre, as operações de Casas Bahia passaram a compor a base ‘mesmas lojas’. Nesse conceito, estão inclusas as vendas da bandeira a partir de julho de 2010, data base da celebração do acordo de associação com a Globex. Dessa forma, as vendas brutas do GPA consolidado cresceram 9,5% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. As vendas líquidas aumentaram 10,6% no mesmo período.

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo