O fundador do Alibaba, Jack Ma, anunciou que deixará a presidência da empresa. O bilionário chinês afirmou ao jornal The New York Times, na sexta-feira, que irá se aposentar daqui um ano. Até lá, o Alibaba completará 20 anos de existência. Ma tem 54 anos e uma fortuna avaliada em US$ 35,7 bilhões.

Na entrevista à publicação norte-americana, o empresário disse que vai voltar a se dedicar à educação, o empresário já foi professor de inglês. Ele definiu a aposentadoria como “o começo de uma era”. O chinês nega rumores que dão conta de que ele estaria saindo porque a China passa por um momento de crescimento econômico mais lento.

“Essa transição demonstra que o Alibaba avançou para o próximo nível de governança corporativa, de uma empresa que depende de indivíduos para uma construção baseada em sistemas de excelência organizacional e uma cultura de desenvolvimento de talentos”, disse Ma em um comunicado da empresa.

A varejista, que é uma das maiores da internet, disse que o movimento vai promover crescimento a longo prazo. Jack Ma será sucedido por Zhang Yong, o atual CEO da empresa. O Alibaba também afirmou que é importante reduzir a dependência de qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, a companhia reforçou que Ma permanece em seu conselho até o ano que vem.

Quem é Jack Ma

O bilionário não chegou a 21ª posição no ranking dos mais ricos da Forbes por falta de insistência. Quando adolescente, precisou fazer três o exame nacional de admissão universitária para ser aprovado. Ele se inscreveu 10 vezes em Harvard, e foi rejeitado em todas. Antes, aos 10 anos, aprendeu inglês indo para o hotel Hangzhou para praticar com turistas estrangeiros.

Depois de formado, Ma se inscreveu para mais de 30 vagas de emprego e não foi aceito em nenhuma. Antes de fundar o Alibaba, o empresário participou da fundação de uma agência de tradução, vendeu remédios, tentou a sorte no mercado de ações e criou uma das primeiras empresas chinesas da web. A China Pages foi pressionada a formar uma joint venture com a Hangzhou Telecom e passou a ser controlada pelo governo.

O Alibaba foi fundado em 1999, quando Jack Ma fez um discurso para 17 amigos sobre suas ambições. Sob a liderança de Ma, a empresa se tornou uma das maiores companhias de tecnologia no mundo. A varejista domina o mercado chinês, o maior do planeta. O negócio do Alibaba inclui o Alipay – uma plataforma de pagamentos -, lojas físicas, vídeos online e até filmes.

(Por NoVarejo – Leonardo Guimarães) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Jack Ma, Alibaba