Quem tem venda de hortifruti sabe que é necessário ter muito jogo de cintura para conseguir entregar aos clientes alimentos saborosos e, claro, de qualidade. Afinal, um simples detalhe faz toda a diferença, ainda mais quando se trata de itens que são altamente perecíveis.

Assim, além de manter preços atrativos e oferecer um mix completo de itens, é necessário ter cuidados especiais. Interessou-se pelo assunto e quer saber como tirar de letra essa tarefa, aumentando a satisfação dos clientes? Continue a leitura e veja alguns aspectos que merecem atenção extra!

1. Abastecimento

Frutas e legumes, em geral, são alimentos frágeis e estragam relativamente rápido. Por isso, é importante ter cuidado redobrado em relação ao abastecimento. O ideal é que o estoque seja reposto diariamente, garantindo assim a qualidade dos itens fornecidos aos clientes. Pode apostar: ao controlar corretamente o abastecimento, você vai manter o seu mercado sempre com alimentos novinhos — o que vai resultar em excelente percepção junto ao público.

2. Higiene

Outro aspecto que merece a devida atenção é a questão da higiene. Pense bem: qual será a reação dos clientes ao se depararem com alimentos em um estado duvidoso? Provavelmente, eles vão desistir da compra e procurar outro estabelecimento, certo? Para superar a concorrência e não abrir espaço para outras empresas, você deve se preocupar, e muito, com a limpeza dos alimentos.

Então, não se esqueça de limpar os resíduos de frutas e legumes, retirar folhas estragadas ou muito amassadas. Outra dica importante é borrifar água, especialmente em hortaliças, com certa frequência isso irá deixá-los com uma aparência atrativa e de bastante frescor.

3. Fornecedores

A escolha dos fornecedores está — mesmo que indiretamente — ligada ao sucesso ou fracasso do seu negócio. Afinal, são eles que vão garantir a qualidade dos alimentos que chegará na mesa do seu cliente, não é mesmo? É nesse sentido que surge a importância de pesquisar bem os fornecedores. Busque referências externas e veja o que os outros comerciantes tem a falar sobre a empresa.

Caso exista uma central de abastecimento na redondeza, vale a pena pensar na possibilidade de você próprio buscar os alimentos em vez de terceirizar o serviço.

4. Organização

Um ambiente bem organizado faz toda a diferença na experiência de compra do cliente. Por isso a exposição de cada alimento deve ser bem pensada. O mais indicado é separar os itens por categoria. Por exemplo, as frutas devem ficar agrupadas. O mesmo vale para hortaliças e legumes.

A ideia aqui é facilitar a vida do cliente, de forma que ele ache — rapidamente — os itens que necessita. E acredite: a implementação de setores é o primeiro passo para que esse cenário aconteça. Lembre-se de providenciar uma boa comunicação de PDV com preços e ofertas claramente identificados. Há também a oportunidade de melhorar a experiência de compra do seu cliente, inserindo informações sobre os alimentos, como sugestões de receitas, composição vitamínica, dicas de escolha dos itens, etc. Usando um bom aplicativo para criar cartazes é possível automatizar esse processo facilmente e ainda de acordo com a identidade da sua marca!

5. Iluminação

iluminação também necessita de um cuidado especial. O motivo? Ela é capaz de deixar os alimentos com uma aparência ainda melhor. A luz natural, por exemplo, realça a beleza e torna o ambiente, de forma geral, mais harmonioso. Fica a dica: não caia no erro de deixar o local escuro demais ou sem ventilação de ar, combinado?

Fato é que não existe uma fórmula mágica para ter êxito nesse setor. Contudo, ao levar em consideração essas dicas, existe grande chance de você conquistar um lugar de destaque no mercado, sendo referência quando o assunto é a venda de hortifruti.

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