As 20 marcas mais valiosas do Brasil somam quase US$ 50 bilhões, segundo a edição 2018 do ranking anual BrandZ Brasil, realizado pela WPP e Kantar. Lançada na Europa em 1964 e vendida no Brasil três anos depois, a Skol figura no topo da lista, com valor estimado de US$ 8,2 bilhões e crescimento tímido de apenas 1% entre 2017 e 2018.

Em seguida vem o banco Bradesco, que se manteve na segunda posição em relação ao ano anterior, mas com aumento  vertiginoso de valor de 58%, atingindo US$ 7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar aparece o banco Itaú, que subiu uma posição no ranking e hoje possui valor de US$ 6,1 bilhões de dólares, aumento de 42% comparado a 2017.

A única marca no TOP20 a perder valor (-22%) foi a Sadia, pertencente à BRF, que está envolta em incertezas. E duas integram a lista de líderes pela primeira vez: a Embratel (em 12º) e a Net (14º), ambas pertencentes ao grupo mexicano América Móvil.

Segundos os especialistas da Kantar, cinco princípios auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca no Brasil e de quebra  contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais).

A cultura de inovação — avaliada pelos consumidores como investidas de marcas para surpreendê-los com algo novo — é um dos pontos fortes da líder Skol, e também da Globo, Natura e Itaú, segundo a BrandZ.

Ranking Marca Valor 2018 (em US$) Valor 2017 (em US$) Crescimento
Skol 8,26 bilhões 8,14 bilhões 1%
Bradesco 7,01 bilhões 4,43 bilhões 58%
Itaú 6,19 bilhões 4,35 bilhões 42%
Brahma 4,47 bilhões 4,38 bilhões 2%
Globo 4,31 bilhões 4,12 bilhões 5%
Antarctica 2,97 bilhões 2,85 bilhões 4%
Bohemia 1,60 bilhão 1,57 bilhão 2%
Sadia 1,46 bilhão 1,88 bilhão -22%
Ypê 1,39 bilhão 1,13 bilhão 24%
10º Natura 1,35 bilhão 1,25 bilhão 7%
11° Ipiranga 1,26 bilhão 976 milhões 30%
12° Embratel 1,14 bilhão não integrava a lista
13° Lojas Americanas 1 bilhão 731 milhões de dólares 40%
14° NET 939 milhões não integrava a lista
15° Porto Seguro 922 milhões 640 milhões 44%
16º Vivo 874 milhões 775 milhões 13%
17° Renner 820 milhões 684 milhões 20%
18º Caixa 790 milhões 703 milhões 12%
19º Petrobras 788 milhões 719 milhões 10%
20º Pão de Açúcar 768 milhões 442 milhões 74%

(Por Exame – Vanessa Barbosa) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Marcas, Brasil