Pelo tamanho de seu mercado, pelas diretrizes do governo estimulando consumo interno e pela rápida adesão à tecnologia, o varejo da China evolui como um dos mais ricos e inovadores do mundo.

Alguns números sobre a China:

  • Há mais de 500 milhões de usuários de smartphones (vs. 190 milhões EUA)
  • Mais de 720 milhões de usuários de internet, dos quais, 55% usam mobile payment (vs.19% EUA)
  • A penetração do e-commerce /varejo total: 19,6% (vs. 4.8% Brasil)
  • Valor dos Unicórnios Fintech: China tem 8 valendo 96.4bi ( vs.14 EUA, valendo 31 bi)

Ou seja, o ambiente é propício para inovações no varejo: integração de online e off-line, experiências inéditas no ponto de venda, meios de pagamento sem complicação, etc… o que resulta no comércio mais pujante do planeta.

Mais um exemplo?

Os maiores eventos de compras nos EUA, Black Friday e Cyber Monday somados resultaram em aprox.11bilhões de dólares. Na China, o Single’s Day, evento criado pelo AliBaba que acontece anualmente em 11/Novembro, as vendas chegaram a mais de 25bilhões de dólares. Impressionante?

Algumas novidades que poderiam inspirar nosso mercado

HeMa Fresh Store – lojas físicas do AliBaba, supermercados com perfeita integração de compras on e off-line de alimentos com entrega em até 30 min.

https://www.youtube.com/watch?v=UjRXUCp16Gc

BingoBox – lojas sem funcionários; com tamanhos e linha de produtos padronizadas atendem condomínios/centros comerciais; suprimento/reposição/precificação tudo por conta da gigante JD.

https://www.youtube.com/watch?v=FPlNpn_xkyk

Starbucks Reserve Roastery – a realidade virtual (fornecida pela tecnologia do AliBaba) transforma a experiência de tomar café em uma viagem totalmente inovadora.

https://www.youtube.com/watch?v=T9JbcpOR2lw

O que vc vai conhecer com o China Retail Experience?

China Retail Experience é um programa de geração de novos conhecimentos e insights criado para os que desejam se atualizar e conduzir mudanças transformadoras no varejo.
O objetivo é proporcionar uma verdadeira experiência no varejo chinês, por meio de uma imersão na cultura e nos modelos de negócios das empresas que se destacam pela aplicação da tecnologia na inovação.
A curadoria está sendo trabalhada cuidadosamente por um grupo de especialistas nos varejos brasileiro e chinês que contará com suporte de tradutores para o português.

Página oficial do programa: http://www2.espm.br/china-retail-experience

Informações roteiro: Ling Wang (11) 99516 8479 / ingchowwang@gmail.com

Informações Pacote: China Trade Center (11) 3504 0929 / atendimento2@chinatradecenter.com.br

varejo, retail lab, núcleo de varejo, ESPM, China Retail