As vendas no varejo do Reino Unido foram maiores em setembro em comparação com igual mês do ano passado para 24% dos varejistas consultados na pesquisa mensal da Confederação da Indústria Britânica (CBI, na sigla em inglês).

Para 39% dos entrevistados, no entanto, as vendas foram menores, e a diferença entre os dois porcentuais, de -15, representa o pior resultado desde maio do ano passado, abaixo do saldo de -14 registrado em agosto. A média móvel trimestral, que suaviza oscilações mensais, caiu para -11, a menor marca desde agosto de 2009.

A piora era esperada pelos analistas. “A confiança do consumidor continua sendo prejudicada por uma combinação de baixo crescimento dos salários, preços altos e desemprego crescente”, disse em comunicado a diretora da pesquisa da CBI, Judith McKenna. Ela também é diretora operacional da Asda, uma unidade do Walmart.

“Como as condições para o consumidor deverão ficar ainda mais apertadas” após o aumento dos preços de tarifas públicas, “esperamos que as varejistas enfrentem um outubro desafiador”, acrescentou ela.

(Marcílio Souza | Valor, com agências internacionais)
http://www.valor.com.br/internacional/1019598/varejo-do-reino-unido-tem-em-setembro-pior-resultado-em-16-meses