Em razão da greve que atinge o setor de transportes, com grande adesão nas regiões onde estão suas unidades produtivas, a Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou que terá de paralisar totalmente as atividades das indústrias de processamento de aves e suínos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul durante os dias 24 e 25 de maio de 2018 (quinta e sexta-feira próximas).

A medida foi tomada porque o movimento grevista impede a passagem dos caminhões que transportam todos os insumos necessários ao funcionamento das indústrias, e também ao escoamento dos produtos acabados para os centros de consumo e portos. A capacidade de estocagem de produtos frigorificados, que é de 50 mil toneladas, já está esgotada.

Durante esses dois dias de inatividade das plantas industriais da Aurora Alimentos, ficarão fechadas oito indústrias de suínos e sete de aves. No período, dois milhões de aves e 40 mil suínos deixarão de ser processados. Serão dispensados temporariamente do trabalho 28 mil funcionários. O prejuízo para toda cadeia produtiva ancorada na Aurora Alimentos deve superar R$ 50 milhões.

A greve dos caminhoneiros já atinge 24 estados. As principais reinvindicações são mudanças na política de reajuste dos combustíveis e redução na carga tributária para o diesel.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Aurora