O primeiro trimestre do ano fecha com um balanço positivo de vendas no setor de materiais de construção no varejo, com um crescimento de 10% em relação a fevereiro e 2% em comparação a 2018, Segundo a pesquisa Tracking, um levantamento mensal da Anamaco. “Os dois primeiros meses do ano são conhecidos por serem meses mornos para o varejo. Podemos acreditar que esse índice positivo marca uma recuperação gradual do mercado”, afirma Renato Sá, diretor de Estratégia e Marketing da Tintas MC.

Dentre todas as categorias, a que apresentou um melhor desempenho, com um crescimento de 15% foi o setor de tintas. “Tanto o varejo quanto os fabricantes do setor buscaram trazer oportunidades que tivessem impacto nessa retomada econômica.” comenta Sá. A pesquisa ainda revela que todas as regiões apresentaram progresso. O Sudeste ocupou o terceiro lugar, com um aumento de vendas de 10%, ficando atrás da região Nordeste com 15% e Centro-Oeste com 12%.

Confiança no mercado

Outro indicador positivo foi o Índice de Confiança da Construção (ICST), realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele apresentou um avanço de 0,7 ponto percentual de fevereiro para março e chegou a 82,1 pontos. A melhora na confiança é o reflexo direto da visão promissora dos profissionais em relação ao mercado. O Índice da Situação Atual (ISA-CST) também apresentou um crescimento de 0,9 ponto percentual, atingindo 71,4 pontos, o maior nível desde julho de 2015 (71,7 pontos).

“Apesar dos indicadores ainda não terem batido a marca de 100 pontos, que representaria um cenário ideal, essa alta já é muito relevante para o mercado”, finaliza Renato Sá.

Sobre a empresa

A Tintas MC é a maior rede varejista de tintas do Brasil. A organização possui foco no mercado de tintas imobiliárias, industriais, repintura automotiva e acessórios. Atua com as principais marcas do mercado como Suvinil, Coral, Sherwin Williams, Tigre, Norton, Exin, Akzo Nobel, PPG, entre outras. São mais de 80 lojas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, levando cores e atendimento de qualidade para todos os seus clientes.

(Por DIGITAL TRIX) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Tintas MC