A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou nesta segunda-feira que aplicou multa diária de R$ 17.450 ao shopping Center Norte, na zona norte de São Paulo, por não cumprir as exigências para evitar o risco de explosão no local.

A multa diária está sendo aplicada desde sexta-feira e vale apenas para os dias úteis. Portanto, hoje é o segundo dia de multa, somando R$ 34.900.

Na sexta-feira (16), a Cetesb informou que o shopping entrou para a lista de áreas contaminadas críticas do órgão. Segundo a Cetesb, foi encontrado gás metano no terreno, que serviu como depósito de lixo na década de 1980, antes da construção do shopping. Com isso, o estabelecimento foi autuado.

Para afastar o risco de explosão, a Cetesb diz que o shopping deveria “implantar sistema emergencial de drenos de extração de gases”, o que não foi cumprido, segundo o órgão.

Além disso, o Center Norte deve “complementar a investigação detalhada e avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour e implementar os Planos de Monitoramento, de Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência”, diz a Cetesb.

Nesta segunda-feira houve uma reunião entre representantes da empresa de consultoria ambiental contratada pelo shopping e os advogados do estabelecimento na sede da Cetesb.

Na última sexta, os responsáveis pelo shopping informaram, por meio de nota, que o risco de explosão no interior do Center Norte é “improvável”. O monitoramento diário, feito pelo próprio Center Norte, é que mostra um situação sob controle, afirma a nota.

Como o metano não é um gás tóxico, não existe nenhum risco à saúde das pessoas que vão ao local.

Segundo a administração do shopping, todas as lojas foram vistoriadas recentemente. “Não há metano acima do piso”, concluíram os estudos do próprio shopping.

(Por Folha.com) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo