Os rumores de que a Amazon está prestes a expandir para valer suas operações no Brasil se intensificaram nesta semana. Uma reportagem do BuzzFeed revelou que a matriz da empresa recentemente investiu R$ 97,5 milhões na filial brasileira.

O BuzzFeed News teve acesso a um documento registrado na Junta Comercial de São Paulo que mostra que as empresas que controlam a Amazon brasileira, Rainforest Holdco 1 e Rainforest Holdco 2, repassaram o valor milionário em fevereiro.

A agência de notícias Reuters também descobriu que a Amazon se encontrou com representantes de fabricantes de eletrônicos, perfumaria e outros produtos na última semana para anunciar que vai começar a vender diretamente, sem intermediários.

Segundo as fontes da Reuters, o encontro aconteceu entre 26 de fevereiro a 2 de março em São Paulo. A Amazon pediu que as fabricantes interessadas em vender através do seu e-commerce se cadastrassem num banco de dados da empresa até 9 de março.

A gigante do comércio dos Estados Unidos está no Brasil desde 2012, mas só vende diretamente livros, quadrinhos e alguns eletrônicos próprios, como o Fire TV Stick e o Kindle. Mas a expansão no país começou mesmo só no ano passado.

Desde 2017, a Amazon vende outros tipos de produtos como intermediária, conectando clientes às lojas vendedoras através do modelo de marketplace. A matriz da empresa investiu R$ 112 milhões na filial brasileira no ano passado.

Em fevereiro deste ano, descobriu-se que a Amazon estava de olho em um novo galpão, bem maior do que o atual, para armazenar um estoque ainda maior de produtos. Tudo indica, portanto, que a venda direta de outros produtos além de livros está prestes a começar.

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