Em março, o fluxo de pessoas em shopping registrou uma variação positiva de 1%. De acordo com o Iflux, estudo realizado em parceria entre o IBOPE Inteligência e a Mais Fluxo, em valores absolutos, isso representa um volume adicional de 3 milhões de visitas na soma dos 510 shoppings brasileiros inaugurados até dezembro de 2016.

No resultado por região, Recife mantém o patamar positivo (2%), porém abaixo de sua média histórica; Rio de Janeiro apresenta leve recuperação, mas ainda se encontra em um patamar negativo; e São Paulo repete o resultado de 2017 e mantém a estagnação.

Vale ressaltar a grande variação de resultados entre os shoppings. Do total de empreendimentos que compõem a análise, 41% apresentam variação negativa, ou seja, tiveram redução no fluxo de março de 2018 em relação ao ano anterior, 7% mantiveram-se estáveis e 52% tiveram variação positiva.

Além disso, as variações positivas foram mais comuns em shoppings médios (entre 20 e 45 mil m2 de Área Bruta Locável), localizados fora do eixo Rio-São Paulo e com tempo de operação inferior a 5 anos.

Sobre o Iflux
O Indicador de Fluxo em Shopping Center é desenvolvido pelas empresas IBOPE Inteligência, que conta com uma unidade de negócios especializada em shopping center, e Mais Fluxo, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores.

Sobre o IBOPE Inteligência
Empresa dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados. www.ibopeinteligencia.com

Sobre a Mais Fluxo
Empresa especializada na operação e análise da informação fluxo de pessoas em shopping centers. Com 20 anos de experiência, tem os principais shoppings e administradoras do país entre os seus clientes. Seu comprometimento está centrado na validação e na credibilidade dos dados gerados servindo de base para a tomada de decisões estratégicas vencedoras. www.maisfluxo.com.br

(Por IBOPE) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Shopping Center