São Paulo – O mercado de franquias tem crescido acima do PIB por força de suas características. O sistema de franquias é baseado na replicação de um negócio testado, de sucesso comprovado, que possa oferecer ao franqueado maiores chances de sucesso do que negócios independentes.

Sendo assim, o encontro entre empreendedores que buscam segurança para investir e proprietários de negócios de sucesso que querem expandir têm sido cada vez mais comum. E o franchising é um canal interessante para esse desenvolvimento.

A economia brasileira também exerce uma influência positiva neste movimento, já que com a estabilidade da moeda e o fortalecimento do consumo da nova classe média, gera um aumento de renda. Com mais dinheiro no bolso, os empreendedores têm mais oportunidades para aplicação de seu capital, sendo o franchising uma opção vantajosa para pequenos e médios empreendedores.

O que vem acontecendo, na realidade, não é só um boom de franquias, mas também a profissionalização e amadurecimento do setor que tem como decorrência um maior interesse de franqueadores e mais oportunidades para franqueados.

(Por Exame.com) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo