O Carrefour Brasil teve lucro líquido de 633 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 9 por cento sobre o mesmo período de 2016, com o resultado sendo puxado pelo desempenho da divisão de atacarejo Atacadão e apesar da deflação de alimentos.

O lucro líquido atribuível aos acionistas controladores subiu 11,1 por cento ante o quarto trimestre de 2016, para o valor recorde de 596 milhões de reais.

No ano, o lucro líquido ajustado subiu 12,4 por cento ante 2016, para 1,4 bilhão de reais — o maior da história do Carrefour Brasil, disse a empresa no balanço.

A companhia teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,118 bilhão de reais de outubro a dezembro, avanço de 0,7 por cento na comparação anual. A margem recuou 0,3 ponto percentual, no período para 8,6 por cento.

O resultado foi divulgado alguns dias depois do principal rival do grupo, o GPA, anunciar lucro líquido de 408 milhões de reais no quarto trimestre, revertendo resultado negativo de 29 milhões sofrido um ano antes. O Ebitda ajustado foi de 931 milhões de reais, alta de 28 por cento.

O Carrefour Brasil teve crescimento de 4,2 por cento na receita líquida do quarto trimestre sobre um ano antes, para 13,7 bilhões de reais, encerrando o ano com faturamento de 50,28 bilhões de reais, crescimento de 5,8 por cento.

A divisão Atacadão apurou vendas líquidas de 8,46 bilhões de reais no período, alta de 6,8 por cento sobre um ano antes. Já a área de supermercados do grupo ficou praticamente estável, com vendas líquidas de 4,59 bilhões nos três últimos meses de 2017.

A margem bruta do Atacadão foi de 15,3 por cento no quarto trimestre ante 14,4 por cento um ano antes. Na área de supermercados a margem bruta caiu a 25,9 por cento ante 27,3 por cento no quarto trimestre de 2016.

O GPA divulgou margem bruta do atacarejo Assaí de 18 por cento ante 16,1 por cento um ano antes e na área de supermercados a margem cresceu de 26,9 para 30 por cento no quarto trimestre.

Para 2018, o Carrefour Brasil prevê investimento de 1,8 bilhões de reais, estável sobre 2017, e abertura de 20 lojas Atacadão ante 12 aberturas no ano passado. A companhia também espera alcançar equilíbrio financeiro na operação de cartão de crédito do Atacadão até o final do ano.

O Carrefour Brasil também afirmou no balanço que pretende implementar sistema de compra online e retirada de produtos pelos consumidores em supermercados e hipermarcados do grupo neste ano.

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Carrefour