Muito além dos games e visitas a museus, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual hoje são uma estratégia de mercado. A convergência entre a evolução e diversificação da tecnologia e o desejo do consumidor de vivenciar diferentes experiências de compra tem levado as grandes varejistas a repensar os seus modelos de lojas e vendas.

A rede Via Varejo, que reúne as operações on-line e física das marcas Pontofrio e Casas Bahia, é pioneira no Brasil em apostar nessa tecnologia para auxiliar o consumidor no momento da compra. Para isso, nesse início de ano vem implementando em suas lojas dispositivos de realidade virtual com aplicação desenvolvida em parceria pela consultoria Ekantika e pelo Studio Abacate – startup e braço tecnológico do Grupo Ekantika.

Por meio dos óculos de realidade virtual, o cliente pode visualizar todos os produtos do departamento de móveis inseridos em diferentes ambientes, como sala, quarto, cozinha, em todas as diferentes variedades de cores, texturas; poderá também abrir gavetas e portas.

A solução faz parte da nova estratégia da companhia de otimizar o espaço das lojas, promover eficiência operacional e proporcionar uma experiência única de compra. Há uma série de lojas no modelo smart e digital – espaços mais enxutos, mais interativos –, e que vão utilizar essa tecnologia, com abertura programada para 2018.

Ao todo, para o desenvolvimento da aplicação, foram seis meses de intensos estudos e testes, 15 profissionais do Studio Abacate estiveram envolvidos no desenvolvimento do dispositivo, nos processos de composição das plantas dos ambientes, desenhos dos móveis, produção das cores e texturas e medidas de acordo com o modelo real.

A aplicação que será atualizada constantemente, de acordo com as novas ofertas de produtos da loja, tem como base um software de games, que faz uma renderização em tempo real, o que permite uma interação do consumidor com os objetos, além de uma realidade e qualidade gráfica ímpares.

(Por Decision Report) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Realidade Virtual, ViaVarejo