A rede de franquias de cosméticos O Boticário, que soma hoje mais de 3.750 lojas, lançou novo modelo de ponto de venda no Rio de Janeiro, no BarraShopping. A nova loja conta a história da marca e traz muita interatividade para o consumidor. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura be.bo.

A ideia, segundo a empresa, é criar uma conexão mais emocional entre o consumidor e a marca, mas com muita tecnologia. “Quando contamos tudo que há por trás da criação dos nossos produtos, trazemos o significado que, muitas vezes, vão ao encontro da história de vida das pessoas. E é isso que traz a conexão verdadeira da marca com seus consumidores”, contou em nota o vice-presidente de Franquias do Boticário, André Farber.

No espaço, os consumidores terão acesso às histórias da marca. “É como se abríssemos um pouco da nossa fábrica, dos bastidores do dia a dia do nosso trabalho para todos que visitarem essa loja”, completou.

“Somos especialistas em fazer as coisas de um jeito diferente, inovar em processos e produtos. Além de um ponto de vendas e de contato com o consumidor, queremos que nossas lojas revelem a alma do Boticário”, explicou Farber.

Ponto de experiência

A nova loja da rede tem forte foco em experiência. Além de elementos que remetem à história da rede, como a ânfora, o ponto de venda também permite a experimentação dos produtos da marca.

“Trazemos para essa loja algumas das tecnologias mais inovadoras do varejo. Mas elas só estão lá porque nos ajudam a contar histórias. É um espaço onde a tecnologia deve ser sentida, não apenas vista”, explicou Farber.

A exposição da perfumaria prioriza os ingredientes, as matérias-primas e as técnicas exclusivas de produção de cada uma das fragrâncias. Em uma tela multimídia, com tecnologia lift and learn, o consumidor vai poder viajar no universo das principais fragrâncias da marca.

Nesse novo modelo de loja, as consultoras terão um terminal de vendas individual e poderão fechar as compras dos consumidores de forma mobile. Pelo equipamento, a consultora também tem acesso a todas as informações do Clube Viva O Boticário, como histórico de compra e preferências de cada cliente, tornando o atendimento mais personalizado.

A nova loja foi desenhada pensando em ser mais sustentável. Além dos materiais certificados, ela também pretende se tornar um laboratório para testes de materiais alternativos mais sustentáveis.

Parte do material de papel e plástico para visual merchandising também está sendo substituído por telas multimídia na unidade do BarraShopping. Além disso, o espaço para recebimento de embalagens vazias continua em destaque na nova loja. E a marca lança também uma ecobag especial, criada a partir de material reciclado.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM