As vendas do Mercado Livre na Black Friday registraram um aumento de 186% em relação à campanha do ano anterior. As categorias que registraram mais vendas foram as de Celulares; Casa, Móveis e Decoração e de Eletrodomésticos. O resultado considera o período entre às 17h de quinta-feira (23) – quando a promoção começou oficialmente – até as 23h59 de segunda-feira (27), dia em que o site promoveu o “Replay Black Friday”.

Entregas e Pagamentos – Até a noite de segunda-feira, 1,8 milhão de envios foram realizados para todo o Brasil, considerando que as compras começaram a ser feitas na quinta-feira anterior. De acordo com Mercado Pago, 27% das compras realizadas no Mercado Livre durante a Black Friday foram pagas à vista; 38% parcelas de 2 a 6 vezes; e 35%, de 7 a 12 vezes. A preferência pelo pagamento à vista foi para as compras de categorias como Livros (49%); Bebês (46%) e Filmes e Seriados (42%). As compras parceladas foram voltadas às categorias de ticket médio mais alto, com destaque para celulares e smartphones (88% das compras parceladas); Eletrodomésticos (80%) e Ferramentas (79%).

Mobile e novos compradores – A maioria dos consumidores (57%) preferiu comprar pelo celular do que pelo desktop (43%). Em número de acessos, o Mercado Livre registrou, em único dia (a sexta-feira, dia 24), mais de 20 milhões de visitantes únicos (dados da SimilarWeb). “Isso significa que praticamente metade da nossa audiência mensal acessou o Mercado Livre em um dia”, afirma Daniel Aguiar, gerente-sênior de Marketing do Mercado Livre Brasil. Esta audiência se deve também ao interesse cada vez maior de novos usuários ao comércio eletrônico na época de Black Friday. Segundo dados de Mercado Pago, a Black Friday fez a entrada de novos consumidores no e-commerce crescer 42% comparando com a edição de 2016.

Confira o ranking das categorias mais vendidas na plataforma:

1- Celulares

2 – Casa, Móveis e Decoração

3 – Eletrodomésticos

4 – Acessórios para Veículos

5 – Beleza e Cuidado Pessoal

6 – Eletrônicos, Áudio e Vídeo

7 – Calçados, Roupas e Bolsas

8 – Informática

Esquenta Black Friday – Antes mesmo do início oficial da Black Friday, o Mercado Livre já havia batido recorde de vendas. As compras realizadas na plataforma durante o chamado “Esquenta Black Friday”, realizado entre segunda e quinta-feira até as 17h, foram quatro vezes maiores do que em relação ao mesmo período do ano passado.

Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder na oferta de tecnologia para o comércio eletrônico na América Latina e oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com sete áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, Mercado Pago, Mercado Livre Classificados, Mercado Shops, Mercado Livre Publicidade, Mercado Envios e Mercado Backoffice (sistema ERP). O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 201 milhões de usuários e mais de 9,4 milhões de vendedores incluindo grandes marcas. A cada segundo, nove vendas são realizadas na plataforma. Vencedor da categoria Site de Compras no “Prêmio Top of Mind da Folha 2017”, o Mercado Livre contabiliza *50 milhões usuários únicos (*ComScore Networks), é um dos *50 sites com mais page views do mundo, *oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada um dos 19 países onde atua. Ao todo, são mais de 106 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em 2.800 categorias e subcategorias de produtos. www.mercadolivre.com.br

(Por Ideal H+K Strategies) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM