No final de semana da Black Friday (24 a 26 de novembro), as vendas nos comércios de rua e shoppings centers cresceram 4,9% em todo o país, abaixo dos 11% registrados no mesmo período de 2016. A informação é do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

Durante a semana de 20 a 26 de novembro, que o varejo chamou de “Black Week”, as vendas caíram 0,8% na comparação com a mesma semana do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, a Black Friday vem se consolidando como mais uma data importante do varejo nacional e, apesar de ter crescido menos do que no ano passado, as vendas neste ano foram impulsionadas pela recuperação da renda real dos consumidores e pelas melhores condições de crédito.

“Os dados também revelaram que a Black Friday é um fenômeno de curtíssimo prazo pois, apesar de várias lojas terem anunciado ofertas desde o início da semana (Black Week), as vendas somente cresceram no final de semana (Black Friday).”

(Por G1) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM